sábado, 24 de setembro de 2011

Banco de Questões: Brasil República

01. (UEL-PR) O populismo no Brasil, do ponto de vista da camada dirigente, pode ser caracterizado como
a)     o estabelecimento de alianças entre os operários e camponeses no plano de representação política urbana e rural.
b)     a forma assumida pelo Estado para dar conta dos anseias populares e, simultaneamente, elaborar mecanismos de seu controle.
c)      uma política de clientelismo em que o coronel monopoliza a liderança política regional.
d)     um movimento de representatividade das elites intelectuais locais.
e)     o compadrismo entre os partidos políticos que buscavam estabelecer coligações.

02. (UEL-PR) Em sua fase inicial, associada à substituição das importações, a industrialização brasileira ressentiu-se principalmente
a)     da falta de iniciativa estatal, uma vez que o Estado tinha interesse em manter a agroexportação do café.
b)     das dificuldades provocadas pela Grande Guerra que impossibilitavam a produção de bens, antes importados.
c)      da conjuntura internacional desfavorável, pois as grandes potências econômicas procuravam manter o monopólio industrial.,
d)     da ausência de uma integração em nível de América Latina.
e)     da falta de integração do território, reflexo de uma organização espacial ligada à exportação de bens primários.

03. (Fuvest-SP) "(...) é fenômeno das regiões atingidas pela intensificação do processo de urbanização. Estabelece suas raízes mais fortes em São Paulo, região de mais intenso desenvolvimento industrial no país (...) é, no essencial, a exaltação do poder público; é o próprio Estado colocando-se através do líder, em contato direto com os indivíduos reunidos na massa. (...) A massa se volta para o Estado e espera dele o sol ou a chuva, ou seja, entrega-se de mãos atadas aos interesses dominantes."

Este texto de F. Weffort
a)     faz considerações sobre o coronelismo no Brasil.
b)     caracteriza a política brasileira pós-64.
c)      descreve uma forma de dominação política que emergiu com a revolução constitucionalista de 1932.
d)     caracteriza a forma de poder oligárquico na República Velha.
e)     trata do populismo no Brasil.

04. (UFMG) "Já não somos um país exclusivamente agrário. Não vamos continuar esmagados pelo peso das compras de produtos industriais no exterior! Ferro, carvão e petróleo são a base da emancipação econômica de qualquer país. Produziremos tudo isso e muito mais."
(Getúlio Vargas)

Assinale a alternativa que define esse projeto desenvolvido no Brasil e em vários outros países.
a)     Desigualdades de origens geográficas e históricas que levaram, muitas vezes, os países menos favorecidos a proteger suas economias e a adotar o modelo de substituição de importações.
b)     Estratégia utilizada pelas burguesias nacionais, em ascensão nos países periféricos, para viabilizar a tomada do poder político e a conseqüente queda das oligarquias latifundiárias.
c)      Necessidade de superar o passado agroexportador a qual culminou com a elevação do parque industrial de algumas economias do Terceiro Mundo aos padrões dos países centrais do sistema capitalista.
d)     Solução encontrada pelos países em desenvolvimento para impedir que a expansão do imperialismo atingisse suas atividades econômicas e implantasse a divisão internacional do trabalho em moldes ainda coloniais.

05. (Cesgranrio-RJ) Assinale a opção que apresenta uma característica do quadro partidário brasileiro, entre 1945 e 1964.
a)     Todos os partidos surgidos ao final do Estado Novo representavam as forças de oposição à ditadura.
b)     A UDN (União Democrática Nacional), principal força de oposição a Getúlio Vargas, foi a grande vencedora nas eleições nacionais do período.
c)      A permanente e radical oposição entre PSD (Partido Social Democrático) e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) pode ser associada à oposição rural-urbano.
d)     Os maiores partidos políticos (PSD, UDN e PTB) eram organizações criadas a partir de cúpulas tendo limitadas bases populares.
e)     Os partidos do período eram instituições fortemente marcadas por práticas democráticas e rigor doutrinário.

06. (UFMG) No Nordeste do Brasil, desde 1955, a luta pela terra assumiu a importância de luta política. Nesse ano surgiu, no município de Vitória de Santo Antão, a Sociedade Agrícola e Pecuária dos Plantadores, mais tarde denominada Ligas Camponesas. As Ligas Camponesas constituíram, sob a liderança de Francisco Julião, o centro de mobilização popular no campo.
Buscando solucionar o problema agrário, o governo João Goulart tomou, a partir de 1963, algumas medidas concretas.
1) Apresente uma das medidas adotadas pelo governo João Goulart que visava amenizar o problema agrário no Brasil.
2) Cite duas dificuldades encontradas pelo governo na implantação dessas medidas.
3) Apresente a posição das Ligas Camponesas quanto às medidas adotadas pelo governo João Goulart para resolver o problema agrário no Brasil.

07. (Cesgranrio-RJ) A eleição, em 1950, de Getúlio Vargas para um novo mandato presidencial apresentou um dos momentos mais representativos do chamado "Estado populista", porque Vargas:
a)     fora eleito com o apoio do grande capital conservador, interessado em conter o avanço das cama- das populares e a entrada de capital estrangeiro.
b)     inverteu a política econômica que vinha sendo seguida pelo governo Dutra, liberando as importações e a remessa de lucros pelas empresas estrangeiras.
c)      buscava apoio das massas populares para os seus programas econômicos, através das suas ligações com o movimento trabalhista.
d)     esvaziou, em definitivo, o partido que lhe fazia oposição desde o Estado Novo, ao derrotar o candidato da UDN.
e)     foi beneficiário do clima de conciliação nacional, reunindo todas as forças políticas, aterrorizadas pela Guerra Fria.

08. (FGV-SP) "No plano da política partidária, o acordo entre o PSD e o PTB garantiu o apoio aos principais projetos do governo Juscelino Kubitschek no Congresso."
O traço comum que aproximava os dois partidos era:
a)     A preocupação dominante com a sorte das camadas médias urbanas, articuladas em torno dos sindicatos de serviços e de funcionários autônomos.
b)     O getulismo do PSD (setores dominantes no campo, a burocracia governamental e setores da burocracia industrial e comercial) e o getulismo do PTB (burocracia sindical e do Ministério do Trabalho, a burguesia industrial nacionalista e a maioria dos trabalhadores urbanos organizados).
c)      O autoritarismo esclarecido do PTB (organizando as massas urbanas dos pequenos e médios centros do país) e o despotismo do PSD (criando as condições básicas para a sobrevivência de pequenos sindicatos).
d)     A atuação junto aos setores despossuídos (os chamados "marmiteiros") das grandes metrópoles, que sempre atuaram no sentido de alcançar uma melhor situação de vida.
e)     A defesa incondicional da instrução 113 da Sumoc (Superintendência da Moeda e do Crédito), que, ao propiciar uma fuga de capitais estrangeiros do país, permitia que o capital industrial nacional encontrasse condições para a sua ampliação.

09. (PUC-SP) O governo JK (1956-1960) – com o slogan “50 anos em 5" – adotou estratégias e políticas que tinham como objetivo central expandir a economia brasileira. Considerando seu aprendizado sobre esse período de nossa história, indique e comente duas características do processo de desenvolvimento econômico naquele período.

10. (Cesgranrio-RJ) A renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, pode ser associada a conjuntos de problemas, dentre os quais se destaca a(o):
a)     resistência do presidente em adotar uma forma autoritária de governo, defendida pela oposição e pelos militares.
b)     reação dos setores conservadores contra a política externa independente, principalmente após a condecoração do líder revolucionário cubano Che Guevara.
c)      crescente oposição popular, liderada pelo PTB, contrária ao controle da UDN e, em especial, à ascendência de Carlos Lacerda no governo.
d)     rompimento com o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o lançamento de uma política de integração americana, a OPA (Operação Pan-Americana), em contraponto à Aliança para o Progresso.
e)     apoio de Jânio Quadros ao projeto do vice-presidente João Goulart de conferir aos sindicatos crescente papel no governo.

11. (Cesgranrio-RJ) O desenvolvimento foi um dos elementos de maior importância nos debates políticos e intelectuais ocorridos no Brasil, a partir da década de 40, sendo também a preocupação das políticas governamentais do período.
Assinale a opção que não expressa uma política governamental do período.
a)     O segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954) imprimiu um caráter nacional ao desenvolvimentismo com restrições ao capital estrangeiro e criação de empresas estatais.
b)     Os "50 anos em 5", slogan do programa de Metas de JK, caracterizado por um rápido crescimento industrial, foi facilitado pela atração de capitais estrangeiros.
c)      A política desenvolvimentista, em todas as suas etapas, foi acompanhada por crescente interferência do Estado no domínio econômico através da formulação de planos, criação de agências de financiamento e de empresas estatais.
d)     A abertura da economia brasileira ao capital estrangeiro, a partir do Estado Novo, com a participação dos Estados Unidos no desenvolvimento da siderurgia, foi o principal fator de estímulo ao desenvolvimento brasileiro.
e)     As empresas estatais de grande porte criadas no período, como a Vale do Rio Doce, a Petrobrás e a Eletrobrás, colocavam sob o controle do governo setores de base considerados estratégicos, que exigiam vultosos investimentos.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Banco de Questões: Brasil Império

01. (Cesgranrio) Os movimentos de rebelião colonial e o processo de emancipação política do Brasil estão ligados às transformações do mundo ocidental no final do século XVIII. Assim, está carreto afirmar que:
a)     o desenvolvimento industrial reforçou o pacto colonial, como instrumento de reserva de mercado.
b)     a Ilustração promoveu expressiva modernização econômica da colônia e o reforço da religiosidade expressa no Barroco.
c)      a emancipação política, no caso brasileiro, marcou a definitiva separação entre portugueses, agentes da metrópole e colonos brasileiros.
d)     as reações contra o domínio metropolitano foram movimentos autóctones das elites coloniais, não se ligando ao processo geral da crise do Antigo Regime.
e)     as rebeliões coloniais foram influenciadas pelo pensamento liberal, apesar das diferenças entre as áreas coloniais e a Europa.

02. (UFRJ) "(...) o povo nada ganhou absolutamente com a mudança operada. A maioria dos franceses lucrou com a Revolução que suprimiu privilégios e direitos auferidos por uma casta favorecida. Aqui, lei alguma consagrava a desigualdade, todos os abusos eram o resultado do interesse e dos caprichos dos poderosos e dos funcionários. Mas são estes homens que, no Brasil, foram os cabeças da revolução, (...)"

(SAINT-HILAIRE, A. de. Segunda viagem do Rio de Janeiro a Minas Geríeis e São Paulo-1822. In: MATTOS, Ilmar R., ALBUQUERQUE, Luís Affonso S. de. Independência ou morte: a emancipação política do Brasil. São Paulo: Atual, 1991. p. 63-4.)

O processo de ruptura do pacto colonial assumiu dimensão definitiva por ocasião das mudanças ocorridas quando da Era Napoleônica. Os interesses colonialistas sofreram contestações e o ideário da Revolução
Francesa influiu decisivamente nos movimentos políticos ocorridos no interior das colônias americanas. No
Brasil, esse processo reflete-se em ações que resulta-
ram na independência de 1822, precedida de movi-
mentos, como o da Insurreição Pernambucana de 1817,
que visavam ao rompimento com a metrópole.
a) Cite duas razões que contribuíram para a eclosão
da Insurreição Pernambucana de 1817.
b) Justifique o apoio dos grandes proprietários ao
processo de independência no Brasil.

03.  (Cesgranrio) A transferência do governo português para o Brasil, em 1808, teve ligação estreita com o processo de emancipação política da colônia porque:
a)     introduziu as idéias liberais na colônia, incentivando várias rebeliões.
b)     reforçou os laços de dependência e monopólio do sistema colonial, aumentando a insatisfação dos colonos,
c)      incentivou as atividades mercantis, contrariando os interesses da grande lavoura.
d)     instalou no Brasil a estrutura do Estado português, reforçando a unidade e a autonomia da colônia.
e)     favoreceu os comerciantes portugueses, prejudicando os brasileiros e os ingleses ligados ao comércio de importação.

04. (PUC-SP) "(...) todos os brasileiros, e sobretudo os brancos, não percebem suficientemente que O tempo de se fechar a porta aos debates políticos (...). Se se continua a falar dos direitos dos homens, da igualdade, terminar-se-á por pronunciar a palavra fatal. liberdade, palavra terrível e que tem muito mais força num país de escravos que em qualquer outra parte (...)"
(MOTA, C. G. 1822. Dimensões.)

O texto acima, escrito provavelmente por volta de
1823/1824, O parte de uma carta sobre a independência do Brasil, enviada por um observador europeu a D, João VI. Leia com atenção o texto e, a seguir, identifique e comente os limites sociais do processo brasileiro de independência.

05. (Fuvest) A organização do Estado brasileiro que se seguiu à independência resultou do projeto do grupo
a)     liberal-conservador, que defendia a monarquia constitucional, a integridade territorial e o regime centralizado.
b)     maçônico, que pregava a autonomia provincial, o fortalecimento do executivo e a extinção da escravidão,
c)      liberal-radical, que defendia a convocação de uma Assembléia Constituinte, a igualdade de direitos políticos e a manutenção da estrutura social.
d)     cortesão, que defendia os interesses recoloniza-dores, as tradições monárquicas e o liberalismo econômico.
e)     liberal-democrático, que defendia a soberania popular, o federalismo e a legitimidade monárquica.

06. (UnB) Leia o texto que se segue.

"A independência do Brasil não resultou em maiores alterações da ordem social e econômica, ou da forma de governo. Exemplo único na história da América Latina, o Brasil ficou sendo uma monarquia entre repúblicas."
(FAUSTO, Boris. História do Brasil.)

Quanto às razões dessa continuidade social e econômica entre a colônia e o império, julgue os itens seguintes.
0) A abertura dos portos por D. João estabeleceu uma ponte entre a Coroa portuguesa e os setores dominantes na colônia.

1) A elite política promotora da independência, embora desejasse rupturas sociais mais profundas, teve de enfrentar a resistência da corte portuguesa,
2) A monarquia transformou-se em um símbolo de
autoridade, nos primeiros anos após a independência, mesmo quando D. Pedro I era contestado.
3) A continuidade foi facilitada pela existência de uma elite política orgânica, com uma base social firme e um projeto claro para a nova nação.

07. (Cesgranrio-) A formação do Estado nacional, no
Brasil, foi marcada por confrontas e períodos de instabilidade. A esse respeito, assinale a opção que expressa corretamente uma etapa da história política do império.
a)     O Ato Adicional de 1834 reafirmou a concepção centralista do império, abalada com a abdicação de D. Pedro l.
b)     O Segundo Reinado, em sua primeira fase (1840- 1850), foi marcado por medidas centralizadoras e pela derrota dos últimos movimentos revolucionários.
c)      A maioridade marcou a derrota do grupo político regressista, na medida em que instituiu o poder absoluto do imperador.
d)     A Conciliação, aliança de liberais e conservadores, garantiu a efetivação do ideário democrático dos primeiros.
e)     As rebeliões provinciais, como a Farroupilha (RS) e a Balaiada (MA), expressaram a reação restauradora das oligarquias contra o liberalismo do governo regencial.

08. (UFMG) Nos textos seguintes, Gilberto Freyre descreve, respectivamente, a rotina de uma senhora de engenho, dona de casa ortodoxamente patriarcal, e a rotina de um novo tipo de mulher, surgida nos meados do século XIX.
"... levantando-se cedo a fim de dar andamento aos serviços, ver se partir a lenha, se fazer o fogo na cozinha, se matar a galinha mais gorda para a canja; a fim de dar ordem ao jantar (...) e dirigir as costuras das mucamas e molecas, que também remendavam, cerziam, remontavam, alinhavavam a roupa da casa, fabricavam sabão, vela, vinho, licor, doce, geléia. Mas tudo devia ser fiscalizado pela iaiá branca, que às vezes não tirava o chicote da mão,"
"... acordando tarde por ter ido ao teatro ou a algum baile; lendo romance; olhando a rua da janela ou da varanda; levando duas horas no toucador (...) outras tantas horas no piano, estudando a lição de música, e ainda outras na lição de francês ou de dança. Muito menos devoção religiosa do que antigamente. O médico de família mais poderoso que o confessor. O teatro seduzindo as senhoras elegantes mais que a igreja. O próprio baile mascarado atraindo senhoras de sobrado."
(FREYRE, Gilberto. Sobrados e mocambos. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1968. t.1, p. 109-10.)

a) Indique três mudanças ocorridas na estrutura socioeconômica do Brasil, na segunda metade do século XIX, que explicam as transformações ocorridas no papel feminino.
b) Descreva a condição da cidadania da mulher no período primário-exportador.

09. (Cesgranrio) A concretização da emancipação política do Brasil, em 1822, foi seguida de divergências entre os diversos setores da sociedade, em torno do projeto constitucional, culminando com o fechamento da Assembléia Constituinte.
Assinale a opção que relaciona corretamente os preceitos da Constituição Imperial com as características da sociedade brasileira.
a)     A autonomia das antigas capitanias atendia aos interesses das oligarquias agrárias.
b)     O poder moderador conferia ao imperador a proeminência sobre os demais poderes.
c)      A abolição do Padroado, por influência liberal, assegurou ampla liberdade religiosa.
d)     A abolição progressiva da escravidão, proposta de José Bonifácio, foi uma das principais razões da oposição ao imperador D. Pedro l.
e)     A introdução do sufrágio universal permitiu a participação política das camadas populares, provocando rebeliões em várias partes do país.

10. (Vunesp) "O quadro político O evidentemente alterado com a nova ordem: quem fazia oposição ao governo se divide em dois grandes grupos – o dos moderados, que estão no poder; os exaltados, que sustentam teses radicais, entre elas a do federalismo, com concessões maiores às Províncias. Outros, deputados, senadores, Conselheiros de Estado, jornalistas... permanecem numa atitude de reserva, de expectativa crítica. Deles, aos poucos surgem os restauradores ou caramurus."
(IGLÉSIAS, Francisco. Brasil, sociedade democrática.) O texto refere-se à nova ordem decorrente
a)     da elaboração da Constituição de 1824.
b)     do golpe da maioridade.
c)      da renúncia de Feijó.
d)     da abdicação de D. Pedro I.
e)     das revoluções liberais de 1824.

11. (Mackenzie-SP) “O certo é que, se os marcos cronológicos com que os historiadores assinalam a evolução social e política dos povos não se estribassem unicamente nos caracteres externos e formais dos fatos, mas refletissem a sua significação íntima, a independência do Brasil seria antedatada de catorze anos...” (Caio Prado Júnior. Evolução política do Brasil.)

O fato histórico mencionado no texto e que praticamente anulou nossa situação colonial foi:
a) criação do ensino superior;
b) alvará de liberdade industrial;
c) tratado de 1810 com a Inglaterra;
d) abertura dos portos;
e) elevação do Brasil a Reino Unido.

12. (Fuvest) “As ruas estão, em geral, repletas de mercadorias inglesas. A cada porta as palavras Superfino de Londres saltam aos olhos: algodão estampado, ferragens de Birmigham podem ser obtidos nas lojas do Brasil a um preço um pouco mais alto do que em nossa terra.”
Essa descrição das lojas do Rio de Janeiro foi feita por Mary Graham, uma inglesa que veio ao Brasil em 1821.
a) Como se explica a grande quantidade de produtos ingleses à venda no Brasil desde 1808, e sobretudo depois de 1810?
b) Quais os privilégios que os produtos ingleses tinham nas alfândegas brasileiras?

13. (UFSM-RS) Em novembro de 1823, D. Pedro I fechou a Assembléia Constituinte. Em março do ano seguinte, outorgou uma Carta Constitucional à nação. Os liberais protestaram devido ao fato de o imperador haver:
a)     desconsiderado o problema da escravidão;
b)     desrespeitado a representação dos cidadãos, na figura dos deputados constituintes;
c)      assegurado a representação política e a necessidade do diálogo entre as forças políticas da nação;
d)     negado a tradição absolutista e o centralismo do Estado imperial;
e)     respeitado a autonomia dos grupos dominantes nas diversas províncias do Império.

14. (Vunesp) “Brasileiros! Salta aos olhos a (...) perfídia, são patentes os reiterados perjuros do imperador, e está conhecida a nossa ilusão ou engano em adotarmos um sistema de governo defeituoso em sua origem e mais defeituoso ainda em suas partes componentes. As constituições, as leis e todas as instituições humanas são feitas para os povos e não os povos para elas. Eia, pois, brasileiros, tratemos de constituir-nos de um modo análogo às luzes do século em que vivemos (...), desprezemos as instituições oligárquicas, só cabidas na encanecida Europa." (Manifesto dos revolucionários da Confederação do Equador, 1824.)

Com base no texto indique;
a) o tipo de governo qualificado como “defeituoso";
b) o sistema de governo proposto pelos revoltosos.

15. (Fuvest) “... a carne, o couro, o sebo, a graxa, além de pagarem nas Alfândegas do país o duplo dízimo de que se propuseram aliviar-nos, exigiam mais quinze por cento em qualquer dos portos do Império. Imprudentes legisladores nos puseram desde esse momento na linha dos povos estrangeiros, desnacionalizaram a nossa Província e de fato a separaram da Comunidade Brasileira."

O texto acima refere-se:
a)     ao problema dos altos impostos que recaíam sobre produtos do Maranhão, e que ocasionaram a Balaiada;
b)     aos fatores econômicos que motivaram a Revolução Farroupilha, iniciada durante o Período Regencial;
c)      às implicações econômicas do movimento de independência da Província Cisplatina;
d)     às dificuldades econômicas do Nordeste, que justificaram a eclosão da Confederação do Equador;
e)     aos problemas econômicos do Pará, que deram origem à Cabanagem.

16. (Unicamp) "Dois partidos lutam hoje em nossa pátria: o Restaurador e o Moderado. O primeiro foi leal ao monarca que abdicou e defende os inquestionáveis direitos do Sr. Pedro II. O segundo é partidário do sistema republicano e quer reduzir o Brasil a inúmeras repúblicas ‘fracas' e ‘pequenas’, e assim seus membros poderiam tornar-se seus futuros ditadores." (Adaptado do jornal O Caramuru de 12 de abril de 1832. Citado por Arnaldo Contier. Imprensa e ideologia em São Paulo.)

A partir do texto, responda:
a) Em que período da história política do Brasil o texto foi escrito?
b) Qual o regime político defendido pelos partidos citados no texto?
 c) Quais são as críticas que o jornal O Caramuru faz ao Partido Moderado?

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Banco de Questões: Brasil República: Era Vargas

01. (Fuvest-SP)
Com meu chapéu de lado, tamanco arrastando
Lenço no pescoço, navalha no bolso
Eu passo gingando, provoco e desafio
Eu tenho orgulho de ser vadio.
(Wilson Batista, 1933)

Quem trabalha é quem tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
o bonde de São Januário
leva mais um operário
sou eu que vou trabalhar
(Wilson Batista/Ataulfo Alves, 1940)

Da comparação entre as letras desses sambas, depreende-se que:
a)     as mudanças visíveis nos conteúdos dos sambas sugerem adesão à ideologia do Estado Novo.
b)     as mudanças significativas de conteúdo decorrem da valorização do trabalho industrial no Rio de Janeiro.
c)      as datas das composições correspondem ao mesmo período do governo de Vargas, indicando que as mudanças são mera coincidência.
d)     as mudanças das letras não são significativas, já que ambas as composições tratam de problemas de gente pobre e humilde.
e)     as letras das músicas estão distantes dos interesses políticos do Estado Novo, que não se preocupava em fazer propaganda.

02. (Enem/1998) A figura de Getúlio Vargas, como personagem histórica, é bastante polêmica, devido à complexidade e à magnitude de suas ações como presidente do Brasil durante um longo período de quinze anos (1930-1945). Foram anos de grandes e importantes mudanças para o pais e para o mundo. Pode-se perceber o destaque dado a Getúlio Vargas pelo simples fato de este período ser conhecido no Brasil como a "Era Vargas".

Entretanto, Vargas não é visto de forma favorável por todos. Se muitos o consideram como v,m fervoroso nacionalista, um progressista ativo e o "Pai dos Pobres", existem outros tantos que o definem como ditador oportunista, um intervencionista e amigo das elites.

Considerando as colocações acima, responda à questão seguinte, assinalando a alternativa correta:
Provavelmente você percebeu que as duas opiniões sobre Vargas são apostas, defendendo valores praticamente antagônicos. As diferentes interpretações do papel de uma personalidade histórica podem ser explicadas, conforme uma das opções abaixo. Assinale-a.
a)     Um dos grupos está totalmente errado, uma vez que a permanência no poder depende de idéias coerentes e de uma política contínua.
b)     O grupo que acusa Vargas de ser ditador está totalmente errado. Ele nunca teve uma orientação ideológica favorável aos regimes politicamente fechados e só tomou medidas duras forçado pelas circunstâncias.
c)      Os dois grupos estão certos. Cada um mostra Vargas da forma que serve melhor aos seus interesses, pois ele foi um governante apático e fraco – um verdadeiro marionete nas mãos das elites da época.
d)     O grupo que defende Vargas como um autêntico nacionalista está totalmente enganado. Poucas medidas nacionalizantes foram tomadas para iludir os brasileiros, devido à política populista do varguismo, e ele fazia tudo para agradar aos grupos estrangeiros.
e)     Os dois grupos estão errados, por assumirem características parciais e, às vezes conjunturais, como sendo posturas definitivas e absolutas.

03. (Fuvest-SP) Em 10 de novembro de 1937, para justificar o golpe que instaurava o Estado Novo, Getúlio Vargas discursava:

"Colocada entre as ameaças caudilhescas e o perigo das formações partidárias sistematicamente agressivas, a Nação, embora tenha por si o patriotismo da maioria absoluta dos brasileiros e o amparo decisivo e vigilante das Forças Armadas, não dispõe de meios defensivos eficazes dentro dos quadros legais, vendo-se obrigada a lançar mão das medidas excepcionais que caracterizam o estado de risco iminente da soberania nacional e da agressão externa."

Baseando-se no texto acima, pode-se entender que
a)     Vargas fala em nome da Nação, considerando-se o intérprete de seus anseias e necessidades.
b)     a defesa da Nação está exclusivamente nas mãos do exército e do patriotismo dos brasileiros.
c)      Vargas delega às Forças Armadas o poder de lançar mão de medidas excepcionais.
d)     as medidas excepcionais tomadas estão na relação direta da falta de formações políticas atuantes.
e)     Vargas estabelece uma oposição entre o patriotismo dos brasileiros e a ação das Forças Armadas.

04. (Cesgranrio-RJ) A Revolução de 1930 marcou um reordenamento da ação do Estado no domínio econômico e social, como se observa na(o):
a)     intervenção direta do Estado em determinados setores produtivos, como a mineração e a siderurgia.
b)     transferência das funções ligadas ao crédito agrícola e às exportações do Banco do Brasil para os bancos estaduais.
c)      abertura do país a empresas estrangeiras nos setores de infra-estrutura e indústria de base, considerados pontos de estrangulamento do processo de desenvolvimento.
d)     abandono dos setores agrícolas tradicionais, que deixaram de contar com qualquer apoio do governo.
e)     estabelecimento do princípio da livre-negociação entre patrões e empregados, desaparecendo o papel de árbitro desempenhado pelo Estado.

05. (PUC-SP) O constitucionalismo de 1932, uma forma de reação da burguesia paulista ao governo Vargas, pretendia:
a) retomar o controle político do país pela instauração do processo eleitoral.
b) estabelecer os limites de atuação política dos Estados.
c) barrar o avanço das reivindicações salariais das classes médias.
d) bloquear as reformas sociais pretendidas pelos tenentes revolucionários.
e) organizar, a nível nacional, a oposição sindical ao regime corporativista.

06. (UFRS) O governo provisório de Getúlio Vargas (1930-1934) sofreu, desde o seu início, a oposição de São Paulo, entre outros motivos, porque o referido Estado desejava:
a) o afastamento do interventor Pedro de Toledo, em face do seu comprometimento com o tenentismo.
b) a introdução de representações classistas dos sindicatos profissionais, o que contrariava a política getulista.
c) a extensão do direito de voto às mulheres, soldados e analfabetos, a fim de democratizar o sistema eleitoral.
d) a indicação de um interventor civil, assim como a imediata constitucionalização do país.
e) a instalação de um governo forte, centralizado, que dominasse a vida econômica, para garantia dos preços do café.

07. (UCBA) O golpe de Estado de Getúlio Vargas, que instituiu o Estado Novo (1937-1945), usou como pretexto para a sua realização:
a) o perigo que representava para a nação a penetração da direita nas Forças Armadas.
b) o desejo de conter a ideologia da direita representada pela Ação Integralista Brasileira.
c) a inquietação social que existia no Nordeste em virtude da alta do custo de vida.
d) a possibilidade de uma revolução comunista, conforme constava num documento em poder do governo – o Plano Cohen.
e) a necessidade de conter a agitação política promovida pela Aliança Liberal nos grandes centros urbanos.

08. (Fuvest)  Na história da República brasileira, a expressão Estado Novo identifica:
a) o período de 1930 a 1945, em que Getúlio Vargas governou o país de forma ditatorial, só com o apoio dos militares, sem a interferência dos outros poderes.
b) o período de 1950 a 1954, em que Getúlio Vargas governou com poderes ditatoriais, sem garantia dos direitos constitucionais.
c) o período de 1937 a 1945, em que Getúlio Vargas fechou o poder Legislativo, suspendeu as liberdades civis e governou por meio de decretos-leis.
d) o período de 1945 a 1964, conhecido como o da redemocratização, quando foi restabelecida a plenitude dos poderes da República e das liberdades civis.
e) o período de 1930 a 1934, quando se afirmou o respeito aos princípios democráticos, graças à Revolução Constitucionalista de São Paulo.

09. ((UFPR) Para eliminar os estrangulamentos de nosso processo de industrialização, teve início o desenvolvimento, no Brasil, de indústrias de base. Em que governo foram instaladas as siderúrgicas?
a) Juscelino Kubitschek.
b) Getúlio Vargas.
e) Ernesto Geisel.
d) Eurico Gaspar Dutra.
o) Castelo Branco.

10. (Mack) O populismo, fenômeno político latino-americano no período pós-guerra, inicia-se no Brasil com a queda do “Estado Novo" e estende-se até a deposição de João Goulart. Pode ser definido como:
a) a manipulação pelo Estado das camadas urbanas e suas reivindicações.
b) a expansão política autônoma da classe operária.
c) a ditadura do proletariado que alija do poder a burguesia e a oligarquia agrária.
d) a queda do regime democrático e a instalação de um governo totalitário e antiindustrial.
e) um movimento antinacionalista e de defesa do capital estrangeiro.