quinta-feira, 30 de junho de 2011

Banco de Questões: Revolução Inglesa II

01.      Após a execução de Carlos I, em 1649, o governo inglês foi entregue a Oliver Cromwell, permanecendo no poder até sua morte em 1658. Essa fase da história britânica pode ser encarada como
A)      a definitiva derrota dos puritanos no processo revolucionário inglês, gerando sua migração em massa para a América
B)      um período de instabilidade econômica, caracterizado pela retração das transações comerciais do país
C)      a vitória dos princípios democráticos pleiteados pelas massas rurais britânicas, em especial após a liquidação dos líderes “niveladores” e “escavadores”
D)      uma espécie de experiência republicana, também conhecida por Protetorado,  já que a Monarquia foi abolida
Resposta: Letra D

02.   Em 1651, por ocasião de uma visita da frota inglesa ao porto de Cadiz, Espanha, o almirante Blake provocou a irritação de Felipe IV quando este último soube que aquele declarara, em praça pública, que "graças ao exemplo dado por Londres, todos os reinos iriam aniquilar a tirania e tornar-se repúblicas. A Inglaterra já o tinha feito; a França seguia o mesmo caminho; e considerando-se que a natural indolência dos espanhóis tornava mais lento o seu movimento, dava a eles dez anos, antes a que no país explodisse a revolução".

A reação do rei espanhol a tal declaração deve-se:

A)             à hegemonia espanhola no controle de  fontes de ouro e prata na América , o que tornava a afirmação do militar inglês preconceituosa no que se refere à disposição dos espanhóis para o trabalho

B)             ao perigo representado pelo governo de Oliver Cromwell na Inglaterra, após a deposição e execução de Carlos I, fato que ameaçava as bases absolutistas da monarquia espanhola

C)             à rígida formação calvinista da monarquia espanhola, a qual valorizava, sobretudo, o trabalho e o enriquecimento por meio da poupança, em contraste com a referência à preguiça do povo espanhol

D)             ao apoio dado pelos ingleses ao movimento de independência de suas colônias americanas, que acabaram por dar origem ao regime republicano, o que ameaçava as monarquias absolutistas européias

Resposta: Letra B


03.     (UNIBH) Leia o trecho:

" As diversas classes que apoiavam a monarquia absolutista na Inglaterra ou lutavam contra ela utilizaram a religião como veículo de expressão de seus interesses políticos. Grosso modo, pode-se dizer que católicos e anglicanos colocavam-se favoravelmente à monarquia, enquanto presbiterianos e puritanos pregavam a adoção de uma monarquia parlamentar."

Tendo como referência o texto apresentado e seus conhecimentos, assinale a afirmativa CORRETA:

A)      as lutas na Inglaterra do século XVII tinham caráter eminentemente religioso
B)      os interesses políticos na Inglaterra do século XVII eram totalmente divorciados dos interesses religiosos
C)      a posição em relação à monarquia absolutista na Inglaterra também se definia pela crença religiosa
D)      os componentes das classes sociais que apoiavam a monarquia absolutista na Inglaterra ou lutavam contra ela,  não tinham interesses religiosos
Resposta:  Letra C

Banco de Questões: Revolução Inglesa



01.
Leia o texto:

“Se analisarmos as duas revoluções burguesas consideradas como modelos clássicos (...) ¾ a Revolução Inglesa de 1640 e a Revolução Francesa de 1789 ¾ o que chama a atenção é o fato de que não foi a burguesia a classe que conduziu o movimento à vitória final. Esta observação não invalida o caráter revolucionário da burguesia nesses movimentos. Em ambos, nos momentos em que a contra-revolução é mais ativa, não foi a burguesia que garantiu a continuidade dos processos revolucionários.”

MARQUES, A. et al. História Contemporânea através de textos.

Em ambos os movimentos, a ação mais radical, democrática e igualitária, decisiva na derrota das forças contra-revolucionárias, foi representada, RESPECTIVAMENTE, pelos:



A)
Setores mais radicais de gentry e pelos Termidorianos

B)
Puritanos e Girondinos

C)
Niveladores e Escavadores e sans-culottes

D)
Líderes do Novo Exército Modelo e pelos Montanheses e Girondinos



Resposta: Letra C




02.
“Uma grande parte dos cavaleiros e gentil-homens da Inglaterra (...) aderira ao rei Carlos I. (...) Do lado do Parlamento estavam uma pequena parte da pequena nobreza de muitos dos condados e a maior parte dos comerciantes e proprietários, especialmente nas corporações e condados dependentes do fabrico de tecidos e de manufaturas desse tipo (...) Os proprietários e comerciantes são a força da religião e do civismo no país; e os gentil-homens, os pedintes e os arrendatários servis são a força da iniqüidade”.

Depoimento de Baxter, puritano inglês.
Christopher HILL, A Revolução Inglesa de 1640. (Adaptação)

O testemunho acima ilustra, em parte, as polarizações sociais e políticas que caracterizaram o processo revolucionário inglês no século XVII.

Dentre as afirmativas abaixo, assinale a ÚNICA QUE NÃO APRESENTA de modo correto uma característica dessa revolução:



A)
Dela resultou o enfraquecimento do poder do soberano, contribuindo para a afirmação das prerrogativas e interesses dos grupos que apoiavam o fortalecimento das atribuições do Parlamento.

B)
ela ocasionou uma violenta guerra civil que opôs forças ligadas à realeza àquelas envolvidas com o ideal parlamentar.

C)
ele representou um dos primeiros grandes abalos nas práticas do absolutismo monárquico na Europa, simbolizado não só pelo julgamento mas, principalmente, pela decapitação do monarca Carlos I.

D)
ela estimulou a crescente aplicação de mecanismos restritivos às relações comerciais dos colonos americanos, sendo responsável pelo sentimento anti-metropolitano que levou à emancipação das 13 colônias.



Resposta: Letra D


03.
No processo revolucionário inglês do século XVII ¾  a Revolução Inglesa ¾ o governo de Oliver Cromwell foi responsável:



A)
pela incorporação dos anseios radicais de niveladores e escavadores nas ações governamentais, ampliando o acesso à terra às camadas populares.


B)
pelo repúdio às iniciativas mercantis, expresso na promulgação dos Atos de Navegação, que excluía os estrangeiros do comércio com o país.


C)
pelo atendimento das necessidades das camadas médias, expresso nas dificuldades impostas ao desenvolvimento dos cercamentos.


D)
pela consecução de medidas que atenderam aos interesses da gentry e da burguesia, como a ampliação das áreas coloniais e o confisco das terras da Igreja Anglicana.



Resposta: Letra D

04.
Leia o texto:

“Cromwell foi chamado, com certa razão, o Robespierre e o Napoleão da Revolução Inglesa. Como o primeiro, conduziu a revolução à vitória e, como o segundo, esmagou a democracia, preservando seu caráter original”.

FLORENZANO, Modesto. As Revoluções Burguesas.

O texto acima pode ser considerado:



A)
VERDADEIRO, na medida em que o governo de Cromwell consolidou o papel fundamental do Parlamento na condução do processo político inglês e instituiu um governo baseado na ampla soberania popular.

B)
VERDADEIRO, já que Cromwell simboliza os interesses burgueses e, como tal, esmaga os movimentos populares e estimula as atividades econômicas do país.

C)
FALSO, já que o governo de Cromwell foi extremamente autoritário, embora apoiado nas reivindicações populares de grupos como os levellers e os diggers.

D)
FALSO, já que ao contrário de Napoleão, Cromwell buscou o apoio da burguesia ao tomar medidas econômicas relevantes como a criação do Banco da Inglaterra para sanear as finanças do país.



Resposta: Letra B


05.
Leia o texto:

“(...) Os Lords espirituais e temporais e os Comuns, hoje, 22 de janeiro de 1689, reunidos (...) declaram (...)

1.        que o pretenso direito da autoridade real de suspender as leis ou a sua execução é ilegal
2.        que o pretenso direito da autoridade real de se dispensar das leis ou da sua execução é ilegal (...)
4.        que qualquer levantamento de dinheiro para a Coroa ou para seu uso (...) sem o consentimento do Parlamento é ilegal (...)”

No contexto do processo revolucionário inglês do século XVII, o documento acima:



A)
restaura o poder absolutista dos monarcas ingleses, legitimado pela Teoria do Direito Divino.

B)
instaura a monarquia parlamentar, onde os poderes reais ficam submetidos ao Parlamento.

C)
inaugura o sistema democrático de governo, onde o sufrágio universal passa a ser o instrumento de legitimação do poder real.

D)
estabelece a submissão da religião ao controle do Estado, transformando o clero anglicano em contingente do funcionalismo público.



Resposta: Letra B
06.
Durante o século XVII, a Inglaterra foi convulsionada por um movimento político-social conhecido como Revolução Inglesa. São acontecimentos relacionados a esse processo revolucionário, EXCETO:





A)
a ascensão e consolidação do poder dos Niveladores, grupo político que propunha reformas democráticas para o país.


B)
a condenação e posterior execução do rei Carlos I, estabelecendo-se, para o país, o regime republicano.


C)
as limitações impostas ao absolutismo pela ação do Parlamento.


D)
os confrontos entre os partidários da Coroa e o Novo Exército Modelo, durante a Guerra Civil.




Resposta: Letra A


07. A Revolução Inglesa do século XVII transformou a estrutura política, social e econômica daquele país. Em termos políticos, essa Revolução significou:

A)       a adoção de uma política externa conciliadora em relação aos espanhóis
B)       a predominância da forma católica do Anglicanismo
C)      a afirmação do individualismo e da teoria do contrato
D)      o predomínio da burguesia

Resposta: Letra C


08. Leia o trecho:

"Cromwell foi chamado, com certa razão, o Robespierre e o Napoleão da Revolução Inglesa. Como o primeiro, conduziu a revolução à vitória e, como o segundo, esmagou a democracia, preservando o seu caráter original."
                                                            Modesto FLORENZANO.

Considerando as idéias contidas no trecho e as Revoluções Inglesa e Francesa, é possível afirmar que o "caráter original" mencionado refere-se:

A)           às propostas democráticas dos pensadores iluministas, os quais defendiam a construção de uma sociedade igualitária em substituição ao Antigo Regime.
B)           às tendências autoritárias dos dois líderes, representantes dos interesses da nobreza togada e das forças realistas na Inglaterra e na França
C)           à construção de uma sociedade liberal, fundamentada na igualdade civil e no sufrágio censitário, de acordo com as pretensões burguesas
D)           à derrubada dos regimes absolutistas e sua substituição por Estados Nacionais centralizados , onde a autoridade fosse exercida por um déspota esclarecido

Resposta: Letra C


09. Leia o trecho:

"Cromwell foi chamado, com certa razão, o Robespierre e o Napoleão da Revolução Inglesa. Como o primeiro, conduziu a revolução à vitória e, como o segundo, esmagou a democracia, preservando o seu caráter original."
     
                                                      Modesto FLORENZANO.

Considerando as idéias contidas no trecho e as Revoluções Inglesa e Francesa, é possível afirmar que o "caráter original" mencionado refere-se:

A)       às propostas democráticas dos pensadores iluministas, os quais defendiam a construção de uma sociedade igualitária em substituição ao Antigo Regime.

B)       às tendências autoritárias dos dois líderes, representantes dos interesses da nobreza togada e das forças realistas na Inglaterra e na França

C)      à construção de uma sociedade liberal, fundamentada na igualdade civil e no sufrágio censitário, de acordo com as pretensões burguesas

D)      à derrubada dos regimes absolutistas e sua substituição por Estados Nacionais centralizados , onde a autoridade fosse exercida por um déspota esclarecido

Resposta: Letra C


10. De acordo com vários historiadores, a Revolução Inglesa abriu as condições para a instauração do capitalismo, via Revolução Industrial, na medida em que

A)      criou as manufaturas simples, incentivou a produção de gêneros tropicais e organizou o sistema colonial

B)        promoveu a substituição do Estado liberal pelo Estado absolutista, organizou o exército do Parlamento e consolidou os interesses da nobreza

C)      estabeleceu a plena propriedade privada sobre a terra, permitiu à marinha inglesa controle sobre os mercados mundiais e proletarizou uma grande massa de pessoas

D)      implantou uma república parlamentar, possibilitou a emergência de uma aristocracia colonial e reprimiu o movimento de contestação de "niveladores" e "escavadores"

Resposta: Letra C



11. No contexto do processo revolucionário inglês do século XVII, o governo de Oliver Cromwell

A)       representou a reafirmação do ideário absolutista ao defender os privilégios do clero anglicano
B)       rompeu com suas bases nobiliárquicas ao permitir a participação popular no Parlamento
C)      ampliou as bases da monarquia inglesa ao liberar a participação de colonos americanos nas discussões parlamentares
D)      significou a defesa e a consecução de objetivos da burguesia e da gentry , ampliando sua participação na política do Estado

Resposta: Letra D

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Banco de Questões: Brasil Colônia

1) (FEI-SP) Sobre os primeiros 50 anos de ocupação do Brasil, podemos afirmar que:
I. Foi um período marcado pela exploração do pau-brasil, exploração essa realizada principalmente a partir do escambo com os indígenas.
II. Não havia um projeto sistemático de colonização por parte de Portugal, já que o comércio com as Índias era mais atraente. Nesse primeiro período, Portugal busca ocupar o território por meio da cessão de capitanias hereditárias.
III. Em 1549, com o estabelecimento do Governo-Geral, Portugal busca um controle maior e mais efetivo daquela que já havia se tornado sua colônia mais promissora, já que os negócios orientais começavam a declinar.
a) apenas I e II estão coretas
b) apenas I e III estão corretas
c) I, II e III estão corretas
d) apenas III está correta
e) apenas II está correta

Resposta: C

2) (SANTA CASA/SP) - Baseada no escambo e nas feitorias, e essencialmente predatória, foi:
a) a economia extrativa do pau-brasil no pré-colonial
b) a perseguição do braço escravo indígena, nos fins do século XVI brasileiro
c) a estrutura escravista no Brasil
d) ciclo da cana de açúcar em São Vicente, no século XVII
e) início do plantio do café, no litoral fluminense.

Resposta: A

3) (UFPR) Sobre as capitanias hereditárias no Brasil, totalize os valores corretos:
01) os núcleos coloniais fundados por Martim Afonso não eram suficientes para garantir a posse das terras para Portugal.
02) ofereciam vantagens aos donatários, mas os riscos da empresa ficavam por sua conta.
04) os documentos jurídicos básicos eram a Carta de Doação e o Foral.
08) não haviam sido experimentados em nenhuma colônia portuguesa antes do Brasil.
16) as únicas que prosperaram foram São Vicente e Pernambuco.

Resposta: 23 (01 + 02 + 04 + 16)

4) (UFPR) A instituição do Governo Geral do Brasil, por carta Régia de 7 de janeiro de 1549, com sede na Bahia de Todos os Santos, gerou profundas transformações na estrutura do sistema administrativo do Brasil, dentre as quais figuram as seguintes:
01) a arrecadação de impostos da Coroa passou a ser fiscalizada e coordenada por um provedor-mor
02) a defesa do litoral passou para a responsabilidade e comando de um capitão-mor da costa.
04) com o primeiro governador veio a primeira missão jesuítica, sob a direção de Manuel da Nóbrega, com a finalidade de cuidar das coisas espirituais.
08) governador-geral, o provedor-mor e o ouvidor-geral receberam, cada qual, o seu regimento.
16) com o governador-geral foram extintas as Capitanias Hereditárias.

Resposta: 15 (01 + 02 + 04 + 08)

5) (PUC) - Dentre as primeiras medidas tomadas pela Coroa Portuguesa para a ocupação do Brasil, após 1530, não podemos incluir:
a) envio da expedição de Martim Afonso de Souza.
b) a decisão de desenvolver a produção de açúcar.
c) a criação do sistema de capitanias hereditárias.
d) a expulsão dos holandeses.
e) a tentativa de transferir para particulares o custo da defesa e da colonização

Resposta:  D

6) A expedição colonizadora tinha por finalidade:
a) afastar os elementos estrangeiros e estabelecer núcleos de povoamento
b) fundar a primeira capital do Brasil e desenvolver a cana de açúcar
c) iniciar a exploração de pau-brasil e fundar a primeira vila
d) fundar a primeira cidade do Brasil e iniciar a pecuária
e) todas as alternativas estão corretas. 

Resposta:  A

7) (Mackenzie-SP) A divisão do Brasil em capitanias hereditárias não seria apenas a primeira tentativa oficial de colonização portuguesa na América, mas também a primeira vez que europeus transportaram um modelo civilizatório para o Novo Mundo. A esse respeito é correto afirmar que:
a) o modelo implantado era totalmente desconhecido dos portugueses e cada donatária tinha reduzidas dimensões.
b) representava uma experiência feudal em terras americanas, sem nenhum componente econômico mercantilista.
c) atraiu sobretudo a alta nobreza pelas possibilidades de lucros rápidos.
d) a coroa com sérias dívidas transferia, para os particulares, as despesas da colonização, temendo perder a colônia para os estrangeiros que ameaçavam nosso litoral.
e) o sistema de capitanias fracassou e não deixou como conseqüências a questão fundiária e a estrutura social excludente.

Resposta:  D

8) (CEFET-PR) Alguns historiadores afirmam que as conseqüências do modelo de colonização adotado pelos portugueses para a exploração do Brasil são ainda muito perceptíveis (devastação do meio ambiente, exploração do trabalhador rural, conflitos rurais, etc). Este modelo é conhecido como plantation ou plantagem e suas principais características são:
a) minifúndio, monocultura, mão-de-obra escrava;
b) latifúndio, mão-de-obra assalariada, policultura;
c) latifúndio, policultura, mão-de-obra escrava;
d) latifúndio, mão-de-obra escrava, monocultura;
e) latifúndio, trabalho assalariado, monocultura.

Resposta:  D

9) (PUC/SP) - A participação ativa dos holandeses nas atividades relativas aos primeiros anos da economia açucareira do Brasil colonial, se traduziu principalmente:
a) na adoção do sistema de lavoura extensiva
b) na introdução do escravo negro como mão de obra
c) nas operações de refino e distribuição do açúcar no mercado europeu
d) na introdução de trabalhadores flamengos para a lavoura da cana e) na adoção de novas técnicas para o plantio da cana.

Resposta: C

10) (UFMG) A respeito da economia e da sociedade no Brasil Colônia, é correto afirmar que:
a) no nordeste, a atividade pecuária ficou vinculada ao engenho, utilizando trabalho escravo negro e pouco contribuindo para a colonização do sertão;
b) na região das Minas, o surgimento de irmandades ou confrarias, que em geral se organizavam de acordo com linhas raciais definidas, estimulou a arte sacra barroca;
c) com o desenvolvimento da economia açucareira, as relações sociais foram adquirindo caráter aberto, favorecendo a mobilidade social de mestiços e homens brancos pobres;
d) as missões religiosas formadas pelos jesuítas visavam, através da catequese, preparar os indígenas para viverem integrados à sociedade dos brancos como mão-de-obra escrava.

Resposta:   B

11) (PUC – PR) Comparando-se os ciclos da economia colonial brasileira, é correto afirmar:
I - Os rendimentos decorrentes do ciclo do ouro, no século XVIII, foram superiores aos produzidos pelo ciclo do açúcar, até sua decadência, em função da concorrência antilhana.
II - A sociedade surgida em função do ciclo açucareiro foi mais hierarquizada e aristocrática do que aquela que teve origem no ciclo do gado, nos sertões do Nordeste ou caatinga.
III - Os investimentos iniciais na economia açucareira exigiam a aplicação de menos capitais do que o necessário para a exploração aurífera.
IV - O aumento da pecuária no Rio Grande do Sul deveu-se em grande parte à necessidade de fornecer alimentos e mulas para os transportes obrigatórios às atividades do ciclo da mineração ou do ouro.
Está correta ou estão corretas:
a) Apenas as opções I, III e IV.
b) Apenas as opções I e IV.
c) Apenas as opções II e IV.
d) Apenas as opções III e IV.
e) Apenas a opção IV.

Resposta: C

12) (Univali-SC) As expedições chamadas de Entradas e Bandeiras tinham como objetivo a procura de riquezas minerais e/ou a caça ao índio, para escravizá-lo e vendê-lo no litoral. O papel histórico das Entradas e Bandeiras, pode ser assim resumido:
a) Determinaram a ocupação efetiva do interior do Brasil e deram ao nosso país sua atual configuração geográfica.
b) Contribuíram para a implantação de uma nova política colonizadora, aproximando índios e colonos.
c) Iniciaram aproveitamento verdadeiro das terras agrícolas do oeste mudando a situação econômica da Colônia.
d) Por razões políticas e econômicas, contribuíram para a mudança da capital do Vice- Reino, do Rio de Janeiro para a Bahia.
e) Respeitaram o Meridiano de Tordesilhas, evitando, assim, conflitos armados entre portugueses e espanhóis.

Resposta: A

13) (U.F. Uberlândia-MG) No Brasil, a sociedade que se estruturou na região das minas possuía características que a diferenciavam do restante da colônia. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a) O ouro, os diamantes e o comércio possibilitaram a formação de uma sociedade onde a riqueza era atribuída mais eqüitativamente, não se reproduzindo ali os contrastes entre a fortuna de poucos e a pobreza da maioria.
b) A intensa miscigenação entre homens brancos e mulheres negras contribuiu para diminuir sensivelmente o preconceito racial, levando os senhores a dispensarem um tratamento humanitário aos seus escravos. 
c) A arte barroca de Aleijadinho, profundamente influenciada pelos dogmas religiosos da época, foi colocada a serviço da rica elite local, traduzindo um sentimento de conformismo e aceitação da ordem social vigente.
d) Era uma sociedade urbanizada e heterogênea, formada por comerciantes, funcionários reais, artesãos, profissionais liberais e escravos, onde a riqueza proporcionada pelo ouro, diamantes e comércio estava concentrada nas mãos de poucos, contrastando com a miséria da maioria da população. 

Resposta:  D

14) (UFRN) A Guerra dos Emboabas, a dos Mascates e a Revolta de Vila Rica, verificadas nas primeiras décadas do século XVIII, podem ser caracterizadas como:
a) movimentos isolados em defesa de idéias liberais, nas diversas capitanias, com a intenção de se criarem governos republicanos;
b) movimentos de defesa das terras brasileiras, que resultaram num sentimento nacionalista, visando à independência política;
c) manifestações de rebeldia localizadas, que contestavam aspectos da política econômica de dominação do governo português;
d) manifestações das camadas populares das regiões envolvidas; contra as elites locais, negando a autoridade do governo metropolitano.

Resposta: C

domingo, 12 de junho de 2011

Banco de Questões: Idade Média 04


01. “Tudo muda entre as imediações do ano mil e o fim do século XI. O despertar da Europa é a origem de uma expansão contínua, que prossegue durante cerca de três séculos.”

CITE dois fenômenos que, a partir do século XI, foram responsáveis pelo ressurgimento do comércio na Europa Ocidental:                       

       Resposta: Produção de excedente
                       Monetarização econômica


IDENTIFIQUE a nova classe social surgida nesse período e CONTRAPONHA a sua visão de mundo em relação ao cotidiano econômico e político medieval:                                                                                                     

Resposta: A burguesia, que rompia com a visão teocêntrica feudal ao  valorizar a riqueza e o lucro.


02. Leia o texto:

“O aumento da população e da produção permitiram a divisão de trabalho entre cidade e campo. A existência de excedente estimulou a troca e a especialização do produtor. Ao mesmo tempo que artesão e lavrador vão deixando de ser a mesma pessoa, a cidade torna-se, por excelência, o habitat dos setores secundário e terciário. Estava aberta a possibilidade de desenvolvimento mercantil e urbano.”

A)      Considerando a Idade Média européia, DETERMINE o período a que o texto se refere:

Resposta: A Baixa Idade Média (séculos XI ao XIV)

B)      CITE o principal fator responsável pelo aparecimento do excedente produtivo nesse período histórico:

                 Resposta: A ampliação da área de cultivo.

  

03. Leia o texto, que descreve alguns aspectos relativos ao impacto da Peste        Negra na Europa:

“Eis aqui a cidade sitiada pela doença, posta em quarentena, se necessário cercada pela tropa, confrontada pela angústia cotidiana e obrigada a um estrilo de existência em ruptura com aquele a que se habituara. os quadros familiares são abolidos. A insegurança não nasce apenas da presença da doença, mas também de uma desestruturação dos elementos que construíram o meio cotidiano. tudo é outro. Antes de mais nada, a cidade está anormalmente deserta e silenciosa. Muitas casas estão doravante desabitadas.”

A)    DETERMINE duas conseqüências da Peste Negra:

Resposta:
¨      A redução demográfica
¨      A queda da produção agrícola

A)    RELACIONE as conseqüências apontadas acima à crise geral do sistema feudal:

                 Resposta: A redução demográfica implicou na redução da mão-de-obra, o que levou à queda da produção agrícola e à super exploração da massa servil restante, que reage e se revolta, desestruturando as relações de trabalho, dando origens a novas formas  como o assalariamento.


04. Entre 1348 e 1353, Bocaccio escreveu o “Decameron”, obra composta de cem novelas que retratam a crise das concepções do mundo religioso. No prólogo da obra, ele faz referência à chegada da Peste Negra a Florença, dizendo: “(...) no ano profícuo de 1348, sobreveio a mortífera pestilência. Por iniciativa dos corpos superiores ou em conseqüência de nossas ações iníquas, esta pestilência, lançada sobre os mortais por justa ira de Deus e para nossa expiação, começara nas plagas orientais, alguns anos antes. (...)”.

A rápida expansão da Peste Negra, que chegou a eliminar de 33% a 40% da população européia, pode ser atribuída

A)    às alterações do quadro natural europeu, resultado da expansão predatória da economia feudal durante o século XIII – resfriamento do clima e chuvas torrenciais e contínuas.
B)    à ação dos leprosos, das mulheres solitárias e dos mercadores, acusados de inveja e malefícios, sendo inclusive torturados e queimados na França, por ordem do rei Felipe II.
C)    ao enfraquecimento da população, como reflexo da superexploração feudal e da diminuição da produtividade do solo à época da crise geral do feudalismo europeu.
D)    aos pecados humanos, resultantes do afastamento dos homens em relação a Deus, o que, como afirma Bocaccio, teriam provocado a ira divina em meados do século XIV.

Resposta: Letra C


05. Na Europa, o século XIV é marcado pela eclosão e aprofundamento de uma crise geral da sociedade feudal. São características desse período, EXCETO:

A)       o recrudescimento das obrigações feudais, aumentando o nível de tensão entre senhores e servos

B)       a Peste Negra, que reduziu a população européia e deixou várias aldeias despovoadas

C)      as revoltas camponesas, que explodiram com enorme violência em toda a Europa

D)      o movimento da Reforma, iniciado por Lutero, afirmando o poder da Igreja Católica

Resposta: Letra D