sexta-feira, 25 de março de 2011

Banco de questões: Brasil Império

01.      No início dos trabalhos da primeira Assembléia Constituinte da história do Brasil, o imperador afirmou esperar da Assembléia uma constituição digna dele e do Brasil”. Na sua resposta, a Assembléia declara que fará uma constituição digna da nação brasileira, de si e do Imperador.”

Essa troca de palavras entre D. Pedro I e os constituintes refletia

A)         a oposição dos proprietários rurais do nordeste ao poder político instalado no Rio de Janeiro.
B)         uma disputa sobre a distribuição dos poderes políticos no novo Estado.
C)        uma indisposição da Assembléia para com os princípios políticos liberais.
D)        a tendência republicana dos grandes senhores territoriais brasileiros.

Resposta: B

02.      Dentre as características da Carta Imperial de 1824, outorgada por D. Pedro I, NÃO CONSTA

A)         o voto universal e secreto.
B)         o exercício do Poder Moderador pelo monarca.
C)        o casamento apenas religioso, com efeitos civis.
D)        a divisão do território nacional em Províncias.

Resposta: A

03.      Leia o trecho:

“Cada vez mais se aproxima a completa extinção do trabalho escravo, sem que da parte dos [fazendeiros] haja o menor esforço em cuidar de sua substituição. [...] Por educação e por hábito do trabalho escravo, essencialmente barato, o fazendeiro, ensaiando o trabalho livre, quer reservar para si o mesmo lucro que teria, se trabalhasse com escravos; daí vem a dificuldade de bons colonos; é do baixo salário o desgosto e essas contínuas queixas que tão maleficamente têm influenciado no espírito europeu contra a emigração para o Brasil”.

Trecho do jornal “A Província de São Paulo”, 24 de abril de 1878.

O autor do artigo

A)         defendia a adoção de medidas prejudiciais aos grandes proprietários de terra e a abolição imediata da mão-de-obra escrava.
B)         argumentava que os salários elevados pagos na Europa impediam a transferência de trabalhadores brancos para o Brasil.
C)        propunha a transformação dos escravos em colonos livres, como solução para a instituição de novas formas de trabalho.
D)        entendia que a generalização do assalariamento exigiria mudanças de mentalidade e importação de mão-de-obra.

Resposta: D

04.      Em 4 de setembro de 1850, foi sancionada no Brasil a Lei Eusébio de Queirós, que abolia o tráfico negreiro em nosso país. Em decorrência dessa lei, o governo imperial brasileiro aprovou outra, “a Lei de Terras”.

Dentre as alternativas a seguir, assinale a CORRETA.

A)         A Lei de Terras facilitava a ocupação de propriedades pelos imigrantes que passaram a chegar ao Brasil.
B)         A Lei de Terras dificultou a posse das terras pelos imigrantes, mas facilitou aos negros libertos o acesso a elas.
C)        O governo imperial, temendo o controle das terras pelo coronéis, inspirou-se no “Homestead Act” americano, para realizar uma distribuição de terras aos camponeses mais pobres.
D)        A Lei de Terras visava a aumentar o valor das terras e obrigar os imigrantes a vender sua força de trabalho para os cafeicultores.

Resposta: D



05.      A manutenção do Parlamentarismo, durante quase todo o Segundo Reinado, esteve relacionada

A)         ao apoio dado pelos liberais ao monarca, de forma a manter o poder dos conservadores circunscrito às áreas interioranas do país.
B)         à concessão de muitos poderes ao imperador e à alternância dos partidos liberal e conservador no governo.
C)        à inexistência de eleições para a escolha dos senadores e deputados, todos nomeados pelo imperador.
D)        à difusão dos ideais revolucionários franceses, adotados pelo monarca na condução da política imperial.

Resposta: B

06.      Fazendo um balanço econômico do Segundo Reinado, podemos afirmar que ele foi um período no qual

A)         algumas atividades ganharam importância, como a criação do gado no Rio Grande do Sul e as lavouras de açúcar no Nordeste.
B)         o Brasil deixou de ser um país essencialmente agrário, ingressando na era da industrialização.
C)        ocorreram grandes transformações econômicas com as quais o centro-sul ganhou projeção em detrimento do nordeste.
D)        a Amazônia passou a ter um grande destaque com o “boom”, desde 1830, da produção da borracha.

Resposta: D



Banco de questões: Idade Moderna


01.      Leia com bastante atenção o texto abaixo:

“Em 1603, a dinastia dos Stuart efetuou a união pessoal da Inglaterra e da Escócia na pessoa de Jaime I, filho de Maria Stuart, e já rei da Escócia. Pouco depois. Jaime I obtinha a submissão da Irlanda. Jaime I era um nobre desprovido de dignidade, mas instruído, hábil ¾ restabelecera a ordem na Escócia ¾ e que tinha em alta conta o papel dos soberanos. Escrevera um tratado intitulado “O dom real”, no qual sustentava o direito divino dos reis. Seu filho, Carlos I, demonstrava grande dignidade e partilhava das teorias monárquicas reinantes na França e na Espanha.
 Porém a dinastia dos Stuart teve uma história perturbada.
(Trecho extraído de “História Moderna” – André Corvisier)

O autor, no trecho sublinhado, caracteriza a trajetória histórica da dinastia Stuart de uma forma bem peculiar.

Estabeleça relações históricas entre essa trajetória e o movimento que conhecemos como “Revolução Inglesa” . 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Argumente de forma a explicitar a importância histórica da “Revolução Inglesa”.  
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 01
a)    A dinastia Stuart, ao adotar uma postura favorável a um absolutismo mais clássico e a uma provável    , entra em choque com o parlamento, a quem essa postura prejudicava diretamente, acelerando, dessa forma, o processo revolucionário.

b)    A importância histórica da Revolução Inglesa reside em seu pioneirismo, ou seja, ela provocou o fim do absolutismo na Inglaterra e a ascensão de um parlamentarismo antes de qualquer outro país europeu.

02.      No século XVIII podemos detectar com muita clareza o advento do “Iluminismo” onde, basicamente: “Os filósofos tinham o sentimento de liberar o espírito humano do peso da barbárie que o obscurecia e de guiá-lo para as “luzes”  da razão” .

Sobre o “Iluminismo” podemos afirmar; EXCETO:    


A)        Criticava de forma ácida e contundente o absolutismo monárquico em função da concentração de poderes que não permitia ao governo ostentar a representatividade que seria compatível com a democracia.
B)        Repudiava veementemente o obscurantismo católico que inibia a liberdade de pensamento e abria caminho para a intolerância.
C)        Não propunha, necessariamente, a abolição da monarquia e sim a criação de um sistema onde houvesse uma “harmonia” e equilíbrio entre os poderes constituídos.
D)        Condenava categoricamente a pobreza e a miséria que só existiam em função do regime que permitia a  concentração privada das propriedades, daí a pregação da abolição imediata de tal regime.

Você assinalou uma opção por julgá-la incorreta.
Justifique a sua opção utilizando elementos da matéria estudada. 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 02
Letra D
A condenação da pobreza e da miséria não implicava na abolição de propriedade privada e sim de uma “democratização” da mesma.


03.       Sobre a “Revolução Industrial”, o célebre filósofo alemão Karl Marx afirmou no século XIX o seguinte:

    “A partir da eclosão do movimento a máquina toma o lugar de mero implemento, sem levar em conta se a força motriz vem do homem ou de outra máquina. O importante é que um mecanismo depois de acionado, executa com suas ferramentas as mesmas operações antes executadas pelo trabalhador com ferramentas semelhantes. A máquina individual conserva um caráter anão enquanto for trabalhada apenas pela força do homem. Sistema algum de maquinaria poderia ser adequadamente desenvolvido antes que a máquina a vapor tomasse o lugar da força motriz anterior”.

A)       Identifique quatro fatores que possibilitaram a ocorrência da “Revolução Industrial” .  

Ø  ______________________________________________________________________

Ø  ______________________________________________________________________

Ø  ______________________________________________________________________

Ø  ______________________________________________________________________


B)         Analise as conseqüências da “Revolução Industrial”  no contexto do momento histórico em que ela ocorreu. 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 03
a)       O êxodo rural provocado pelos “cercamentos”.
A ascensão de burguesia na Inglaterra.
O fim do absolutismo na Inglaterra.
As inovações tecnológicas.

b)       A Revolução Industrial levou à consolidação do capitalismo e a um aumento brutal da produção de riquezas por um lado.
Por outro levou a uma superexploração da classe trabalhadora e a uma deterioração crescente das relações entre patrões e empregados.


04.      Quando do início do conflito entre as “13 colônias” e a Inglaterra houve quem desdenhasse totalmente as capacidades bélicas dos colonos como por exemplo um certo Coronel Grant que afirmou na Câmara dos Comuns que:

“Eles não lutarão. Nunca terão audácia de enfrentar um exército inglês, além de não possuírem as qualificações necessárias do bom soldado”

Já Lord Sandwich afirmou na Câmara dos Lordes que os colonos...

“São toscos, indisciplinados, covardes. Se não fugirem na correria desbragada, irão morrer de fome até obedecer às nossas ordens” .

A)       Explique as razões que tornaram inevitável o conflito supracitado. 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B)       Os nossos galantes “Coronel Grant”  e “Lord Sandwich”  fizeram interessantes previsões acerca da guerra que se avizinhava.

Avalie as capacidades de previsão de nossos amigos tendo como referência o desfecho da guerra entre as “13 colônias”.  ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Questão 04
a)       O rompimento, por parte da Inglaterra, da “Negligência Salutar”, limitou a liberdade dos colonos e tornou inevitável a eclosão da revolução.
b)       Os eméritos membros do parlamento britânico subestimaram as capacidades bélicas dos colonos que participaram para a luta armada e conquistaram sua liberdade.


quinta-feira, 24 de março de 2011

Banco de questões: Idade Moderna

01. A Inglaterra no século XVII, conheceu convulsões revolucionárias que culminaram com a execução de um rei (1649) e a deposição de outro (1688). Apesar das transformações significativas terem-se verificado na primeira fase, sob Oliver Cromwell, foi o período final que ficou conhecido como "Revolução Gloriosa". Isto se explica porque, EXCETO:

A) teve como resultado final o esvaziamento dos poderes monárquicos.
B) teve início uma crescente influência política francesa sobre o Parlamento inglês
C) houve a consolidação do sistema parlamentar britânico sobre o absolutismo monárquico.
D) houve a consolidação do processo revolucionário sem que fosse necessário mais derramamento de sangue.

01 B

02. "Com plena segurança, achamos que a liberdade de comércio, sem que seja necessária nenhuma atenção especial por parte do Governo, sempre nos garantirá o vinho de que temos necessidade; com a mesma segurança podemos estar certos de que o livre comércio sempre nos assegurará o ouro e prata que tivermos condições de comprar ou empregar, seja para fazer circular as nossas mercadorias, seja para outras finalidades". (Adam Smith - A RIQUEZA DAS NAÇÕES).

Os argumentos a favor da liberdade de comércio são, também, ideais do:

A) Mercantilismo.
B) Iluminismo.
C) Despotismo Esclarecido
D) Colonialismo.

02 B


03. Identifique, nas sentenças a seguir, aquela que expressa os princípios básicos defendidos pelo pensador e iluminista francês Montesquieu:

A) "(...) é preciso (...) encontrar uma forma de associação que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associação, de qualquer força comum, e pela qual, cada um, não obedeça senão a si mesmo, ficando assim tão livre quanto antes."
B) "O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos incapacitados. Não se pode obter tais resultados a não ser por um Poder Democrático."
C) "A única maneira de erigir-se um poder, capaz de defendê-los contra a invasão e danos infligidos, uns contra os outros (...) consiste em conferir todo o poder e força a um só homem."
D) "qualquer pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder".

03 D


04. Após a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), os britânicos decretaram certas leis que acirraram as divergências entre colonos americanos e a coroa inglesa, provocando a luta pela independência. Dentre os objetivos dessas leis destacam-se:

A) incentivar a Companhia das índias Ocidentais, abrir o porto de Boston às nações amigas e aumentar as importações da colônia.
B) impedir o contrabando e o comércio inter-colonial, recuperar a Companhia das índias Orientais e incrementar a arrecadação real de impostos.
C) estimular o consumo de chá e açúcar na colônia, obrigar o uso de selos nas correspondências e aumentar as exportações da colônia.
D) abolir a escravidão nas colônias, separar juridicamente as treze colônias e ajudar os colonos nortistas a anexar terras no Oeste.

04 B


05. Os colonos ingleses da América ao repudiarem o pagamento de novas taxas e impostos determinados pelo Parlamento Inglês (Leis do Açúcar e do Selo 1764-1765), baseavam-se:

A) no sufrágio universal, que era praticado por todas as pessoas que se encontravam sob o governo da coroa britânica.
B) nos direitos naturais do cidadão à vida, à propriedade e à busca da felicidade.
C) no princípio de que “não há taxação sem representação”.
D) na determinação da isenção de taxas concedida pela Coroa aos colonos.


05 C


06. Podemos afirmar que a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra no século XVIII:

A) levou a uma verdadeira renovação das relações trabalhistas em função do estímulo patronal à geração de novas tecnologias por parte dos operários.
B) promoveu maior eficácia da produção, consolidou a dominação capitalista e submeteu os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma rígida hierarquia.
C) ocorreu graças aos investimentos em pesquisa e geração de tecnologia aplicada á produção, feitos pela monarquia britânica, interessada em frear o crescimento burguês.
D) surgiu do apoio dado pelo Estado Monárquico Absolutista britânico à pesquisa nas universidades.


06 B

07. No século XVIII, o motivo pelo qual o conjunto de mudanças políticas que resultou na implantação do regime republicano na França, pode genericamente, ser classificado como uma revolução burguesa, é o fato de que nesse processo:

A) ocorreu uma atuação conjunta da burguesia, do campesinato e do operariado urbano na condução do processo revolucionário e na administração do país no pós-revolução.
B) os resultados políticos das sucessivas convulsões sociais geradas nos quadros da crise do estado monárquico francês foram, ao final, capitalizados pela burguesia, que pôde assim dar início à viabilização de seus interesses políticos e econômicos.
C) a burguesia conseguiu a adesão ideológica da aristocracia, especialmente no que diz respeito à "abertura das carreiras públicas aos talentos individuais", o que possibilitou a ascensão de seus representantes na administração e no governo.
D) o comando da burguesia desde o início se revelou como irrefutável, uma vez que ela colocou a serviço de seus objetivos revolucionários os mais variados setores da população, - liderando assim uma restauração do Antigo Regime.

07 B

Banco de questões: Brasil Império

01. Leia Atentamente.


Com base nos conhecimentos que você acumulou em seus estudos e em nossas aulas e discussões acerca do “Primeiro Reinado” elabore um texto que justifique historicamente falando a afirmação grifada no texto acima.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 01

O aluno deve discorrer acerca do fechamento da “constituinte de 23”, do outorga da constituição de 24 e da instituição do “Poder Moderador” que concentrava os poderes políticos na figura do imperador.


02. De acordo com o “Dicionário do Brasil Imperial”, as regências foram um “momento decisivo na definição do processo de consolidação da Monarquia além de ser um dos mais importantes do Brasil”.

Acerca das “Regências”:

A) Indique duas de suas principais características. ___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________

B) Discorra brevemente acerca das causas da imensa instabilidade do período.
___________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

C) Determine qual dos grupos políticos que disputavam o poder no período saiu-se vitorioso e analise os fatores que propiciaram essa vitória.
___________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 02
a) instabilidade
ocorrência de revoltas provinciais

b) A impopularidade das “regências”, a perpetuação da crise econômica e a insatisfação das províncias do norte, nordeste e sul são os fatores que o aluno deve abordar.

c) Os conservadores
Esse grupo obteve a preponderância ao final do período em função de seu discurso e prática centralizadora mais condizente com a resolução dos problemas de “ingovernabilidade”.

03. Leia com atenção o texto abaixo antes de passar à questão.


Podemos afirmar que o parlamentarismo que se consolidou no Brasil a partir do ano supracitado exibia diferenças fundamentais em relação ao “parlamentarismo clássico inglês”.

Você concorda com a afirmação acima?

Justifique sua resposta utilizando elementos extraídos da matéria estudada.
___________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 03

Parlamentarismo “clássico” inglês:
“O rei reina mas não governa. Quem governa é o parlamento”.

Parlamentarismo brasileiro
“O rei reina, governa e administra. O parlamento é figura secundária”.

04. As famosas “Tarifas Alves Branco” ditadas por Manoel Alves Branco, ministro da Fazenda de D. Pedro II, no dia 12 de agosto de 1844 determinavam, entre outras coisas que:



Tendo como referência o contexto econômico do período em que essas medidas foram aprovadas, analise os fatores que levaram o governo brasileiro a tomar essa iniciativa e determine os desdobramentos dessas medidas no tocante às relações internacionais brasileiras da época.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 04

Os fatores a serem analisados são:
- as necessidades de “caixa” do governo brasileiro.
- o fim da vigência dos tratados com a Inglaterra

Desdobramentos:
- Bill Aberdeem.
- Pressões crescentes contra o tráfico.
- Estremecimento das relações com a Inglaterra.

Banco de questões: Idade Moderna

01. “ Após ter conseguido retirar da nobreza o poder político que ela detinha enquanto ordem, os soberanos a atraíram para A corte e lhe atribuíram funções políticas e diplomáticas.”

Esta frase de Weber, refere-se ao processo que, no ocidente:

A) Permitiu ao estado dominar politicamente a nobreza na passagem da Idade Média para a Moderna.
B) Conservou os privilégios políticos da nobreza, na passagem da alta idade média para a baixa idade média.
C) Estabeleceu a dominação social da nobreza, na passagem da antiguidade para a Idade Média.
D) Destruiu a dominação social da nobreza, na passagem da Idade Moderna para a contemporânea.

Resposta: A

02. Relacione as características apresentadas a seus respectivos autores:

A - Thomas Hobbes.
B - Nicolau Maquiavel.
C - Jacques Bossuet
D - Jean Bodin.

( ) “… o poder supremo sobre os cidadãos e súditos, sem restrições determinadas pelas leis pertence ao rei...”
( ) ”... a política é uma atividade completamente distinta da moral, não devendo o soberano se prender a questões éticas...”
( ) ”...é necessário que todos os homens renunciem a suas vontades individuais e que estas sejam entregues ao soberano...”
( ) ”... o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus...”

A resolução CORRETA é:

A) D – B – A – C
B) C – B – A – D
C) C – A – B – D
D) B – C – A – D

Resposta: A


03. O “Mercantilismo” típica “política econômica” da modernidade européia apresentava como sua característica fundamental:

A) A defesa intransigente do liberalismo econômico em função da ascensão da burguesia, muito prejudicada pelas constantes interferências das monarquias nos assuntos econômicos.
B) O dirigismo estatal baseado numa aliança rei/burguesia em que os dois lados compartilhavam em igualdade de condições a administração do estado.
C) Uma política aduaneira baseada na livre circulação de mercadorias aliada a uma política de baixas alíquotas sobre a importação de manufaturados.
D) Uma pesada interferência do estado nas questões econômicas com o objetivo de, entre outras coisas, garantir os monopólios e privilégios.

Resposta: D


04. A Expansão Marítima Européia dos séculos XV e XVI deixou como legado:

A) A consolidação do geocentrismo em função das várias descobertas que eliminaram as dúvidas existentes sobre o tema.
B) O significativo avanço da cartografia em função do aumento da precisão dos mapas que passaram a contar com dados mais precisos e amplos.
C) O deslocamento do eixo econômico mundial da Europa para o “Novo Mundo” em particular para as colônias inglesas.
D) A perda de prestígio do heliocentrismo, teoria que caiu por terra em função das descobertas realizadas no período.

Resposta: B

05. O Renascimento artístico e cultural, ocorrido na Europa no final da Idade Média e no início da Idade Moderna apresentou características bem definidas entre as quais NÃO podemos incluir:

A) A busca pela perfeição por parte do artista que, dessa forma, esforçava-se ao máximo, para ir além da arte e enveredar pela pesquisa em vários outros “ramos da árvore do conhecimento”.
B) O fortalecimento da Igreja Católica que, na condição de principal mecenas dos maiores artistas, monopolizou as manifestações artísticas atrelando-as à sua visão de mundo.
C) A valorização dos valores humanistas em detrimento das interpretações místicas, milenaristas e fatalistas que inibiam o desenvolvimento cultural na maior parte do período medieval.
D) Uma postura racionalista que procurava rechaçar as interpretações dos fenômenos naturais e do desenvolvimento social baseadas em valores puramente religiosos.

Resposta: B

quarta-feira, 9 de março de 2011

Banco de Questões: Grandes Navegações

01. (UFAL) Ao contrário dos portugueses, que buscavam atingir as Índias contornando a costa africana, Colombo:

a) concentrou suas navegações na parte Norte da América, em busca de uma passagem ao Noroeste para o continente
asiático;
b) dirigiu-se para o Oeste em busca da passagem Sudeste para o continente asiático;
c) planejou atingir o Leste, onde se encontravam as Índias, viajando no sentido Oeste;
d) navegou pelo Oceano Atlântico em direção ao Canal da Mancha e Mar do Norte, seguindo as instruções do Rei de
Portugal;
e) concentrou suas navegações na parte Leste, em busca de uma passagem Noroeste para as Índias.

RESPOSTA: C

02. (UNIP)
"... Diziam os mareantes, que depois desse cabo não há nem gente nem povoado algum; a terra não é menos arenosa que os desertos da Líbia, onde não há água, nem árvores, nem erva verde; e o mar é tão baixo, que a uma légua da terra não há fundo mais que uma braça."
O texto faz referência à época:

a) das Grandes Navegações no início da Idade Média;
b) da Revolução Industrial na Idade Contemporânea;
c) do expansionismo marítimo lusitano;
d) das navegações fenícias;
e) do neocolonialismo.

RESPOSTA: C

03. A esquadra enviada por D. Manuel, rei de Portugal, às Índias, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, tinha como objetivo:

a) estabelecer uma sólida relação comercial e política com os povos do Oriente;
b) procurar outro caminho que conduzisse ao Oriente sem utilizar o Mediterrâneo;
c) combater a pirataria nas Colônias portuguesas na costa oeste da África;
d) confirmar a existência de minas de metais preciosos no sul da Ásia;
e) verificar as possibilidades de exploração de mão-de-obra escrava.

RESPOSTA: A

04. Associe corretamente:

(A) Caboto I. Dinastia que iniciou as navegações francesas.
(B) Valois II. A serviço da Inglaterra, atingiu a região do Labrador.
(C) Francis Drake III. Fundador da Nova França.
(D) Walter Raleig IV. Realizou a segunda viagem de circunavegação.
(E) Jacques Cartier V. Criador da colônia da Virgínia.

a) A - I; B - III; C - IV; D - V; E - II
b) A - IV; B - II; C - III; D - V; E - I
c) A - II; B - I; C - IV; D - V; E - III
d) A - V; B - IV; C - II; D - III; E - I;
e) A - IV; B - V; C - II; D - I; E - III

RESPOSTA: C

05. (UNIFENAS) Destaca-se como resultado das descobertas e da expansão luso-espanhola nos tempos modernos a:

a) diminuição do comércio entre Europa e Novo Mundo, com a hegemonia do mar Mediterrâneo;
b) formação de novos impérios na África e na Ásia, com a ampliação do comércio entre os dois continentes;
c) defesa das culturas nativas das Américas pelo Clero e pelo Estado;
d) abertura de uma nova era de navegação e comércio, não mais concentrada no Mediterrâneo e sim no Oceano Atlântico;
e) preservação da autonomia política das nações conquistadas, a exemplo do México e do Peru.

RESPOSTA: D

06. "O apoio financeiro da classe mercantil foi decisivo para o sucesso do movimento revolucionário, que faz surgir um novo
Estado Nacional, mais forte e mais centralizado, e eminentemente mercantilista."
O movimento revolucionário mencionado no texto e referente à História de Portugal está ligado:

a) à Reconquista cristã do território português aos árabes;
b) à atuação de Afonso Henrique de Borgonha, fundador do Reino de Portugal;
c) à ascensão do Mestre de Avis ao trono português;
d) à dominação dos Felipes sobre Portugal;
e) à Restauração Portuguesa, que marca o fim da dominação espanhola.

RESPOSTA: C

07. Sobre as Navegações e os Descobrimentos, assinale a alternativa falsa:

a) Com os Descobrimentos, o eixo-econômico transferiu-se do Mediterrâneo para o Atlântico.
b) O Canadá foi explorado principalmente pelos franceses.
c) O que melhor explica o pioneirismo luso nas navegações é a posição geográfica de Portugal.
d) A Espanha retardou a sua participação na Expansão Marítima porque estava ainda em luta com os mouros e em processo
de unificação política.
e) A primeira viagem de circunavegação foi realizada pelo português Fernão de Magalhães.

RESPOSTA: C

08. Entre as principais conseqüências da Expansão Marítima, encontramos, exceto:

a) o descobrimento de metais preciosos no Novo Mundo e a aceleração da acumulação capitalista;
b) a descoberta de novos mercados, fornecedores de matérias-primas e consumidores de produtos industrializados;
c) a mudança do eixo econômico europeu, do mar Mediterrâneo para os oceanos Atlântico e Índico;
d) a formação dos impérios coloniais, vinculados ao Sistema Colonial Tradicional e ao processo de europeização do mundo;
e) o renascimento da escravidão em bases capitalistas e o desenvolvimento do mercantilismo.

RESPOSTA: B

09. (FGV) Com relação aos indígenas brasileiros, pode-se afirmar que:

a) os primitivos habitantes do Brasil viviam na etapa paleolítica do desenvolvimento humano;
b) os índios brasileiros não aceitaram trabalhar para os colonizadores portugueses na agricultura não
por preguiça, e sim porque não conheciam a agricultura;
c) os índios brasileiros falavam todos a mesma "língua geral" tupi-guarani;
d) os tupis do litoral não precisavam conhecer a agricultura porque tinham pesca abundante e muitos frutos do
mar de conchas, que formavam os "sambaquis";
e) os índios brasileiros, como um todo, não tinham homogeneidade nas suas variadas culturas e nações.

RESPOSTA: A

10. Os povos pré-colombianos, maias, astecas e incas, já apresentavam uma notável organização. O estágio de desenvolvimento em que se encontravam era:

a) a selvageria
b) a barbárie
c) a transição de selvagem para barbárie
d) a civilização
e) o Paleolítico

RESPOSTA: D

Banco de Questões: Idade Média 02

01. Leia com atenção o texto abaixo antes de passar à questão.

“Desde o século IV, diante da fraqueza do Estado, os latifundiários romanos contavam com grupos armados particulares, para preservar a ordem em seus domínios e protege-los dos bandidos e de incursões bárbaras.
“A utilização de grupos armados particulares aumentou consideravelmente a partir dos ataques vikings, sarracenos ( árabes ) e magiares ( húngaros ). Essa invasões e incursões são mais intensas a partir do século IX e prolongam-se no século seguinte”.
Adaptado de “O Feudalismo”. Autor: Hilário Franco Jr.

A série de eventos e procedimentos acima descritos possui fortes ligações com a formação da organização social política e econômica que conhecemos como FEUDALISMO.
Elabore um texto em que as relações entre os elementos citados no texto e a formação do Feudalismo estejam bem explicitadas.

(Valor: 2,0 pontos)

______________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
Questão 01

A crise do Estado Romano e as “novas invasões bárbaras” levaram a uma progressiva descentralização política e administrativa assim como a uma “privatização de defesa”.




02. A poesia abaixo transcrita é de autoria do clérigo europeu Estevão de Fougéres que viveu no século XII.
Leia–a atentamente.


“Os clérigos devem por todos orar

Os cavaleiros sem demora
Devem defender e honrar
E os camponeses sofrer.
Cavaleiros e clero sem falha
Vivem de quem trabalha.
Os campônios têm grande canseira e dor.
Pagam primícias ( primeiras colheitas ), corvéias, orações ou talha
E cem coisas costumeiras.

“E quanto mais pobre viver
Mais mérito terá.
Das faltas que cometeu.
Se paga a todos o que deve.
Se cumpre com lealdade a sua fé.
Se suporta paciente o que lhe cabe:
Angústia e sofrimento”.


A partir da leitura da poesia e utilizando também como referência a matéria estudada, discorra acerca da sociedade feudal, principalmente no que diz respeito à determinação dos setores dominantes, dos setores oprimidos e à natureza das justificativas apresentadas para perpetuar essa divisão de poder.

(Valor: 2,0 pontos)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 02

O clero e a nobreza eram os setores dominantes. O campesinato era o setor mais explorado da sociedade feudal e sua submissão encontrava “respaldo” na ideologia da Igreja Católica.

03. “O século XI separa o feudalismo primitivo do segundo período, altura em que o feudalismo se encontra no seu ponto máximo. O progresso do modo de produção feudal abria caminho a um crescimento das forças produtivas. Daí em diante era possível um novo e importante salto qualitativo: nasceram cidades, centros de artesanato e comércio, nos séculos X e XI”.
ADAPTADO DE “História da Idade Média” de M. Abramson

O século XI, de acordo com o texto acima, levou o feudalismo ao seu auge mas também, podemos afirmar, ajudou a criar os elementos que levariam, mais tarde à sua crise e dissolução.
Você concorda com a afirmação acima? Justifique sua resposta com argumentos sólidos retirados da matéria estudada.
(Valor: 2,0 pontos )

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Questão 03

A revolução e comercial que, e partir dos séculos XI e XII caracterizou o feudalismo levou o sistema ao seu auge mas ao possibilitar a ocorrência de um crescimento populacional e comercial engendrou, ao mesmo tempo os fatores que o levaram à crise.

04. O bispo francês Bossuet ( 1627 / 1704 ) escreveu na sua obra “Política tirada da sagrada escritura”, o seguinte:

“Três razões fazem ver que esse governo é o melhor. A primeira é que é o mais natural e se perpetua por si próprio. A segunda razão é que esse governo é o que interessa mais na organização do Estado e dos poderes que o constituem: o príncipe, que trabalha para o seu Estado, trabalha para os seus filhos, e o amor que tem pelo seu reino, confundido com o amor que tem pela sua família, torna-se natural. A terceira razão tira-se da dignidade das casas reais. A inveja, que se tem naturalmente daqueles que estão acima de nós, transforma-se em amor e respeito; os próprios grandes obedecem sem repugnância a uma família que sempre viram como superior e à qual não se conhece outra que a possa igualar. O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Os reis são deuses e participam de alguma maneira da independência divina. O rei vê de mais longe e de mais alto; deve-se acreditar-se que ele vê melhor, e deve obedecer-se-lhe sem murmurar, pois o murmúrio é uma disposição para a revolta”.

A) Em sua obra Bossuet elaborou justificativas para a existência do Estado...
(Valor: 1,0 ponto)
____________________________________________________________________________________________


B) Explique, em linhas gerais, como Bossuet justificava o tipo de Estado por você citado na parte “A” dessa questão.
(Valor: 1,5 ponto)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


C) Bossuet não foi o único teórico a justificar tal tipo de Estado.

Cite o nome de um “teórico” que apresente divergências em relação às idéias de Bossuet e e explique que divergências são essas.
(Valor: 1,5 ponto)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 04

a) Absolutismo
b) Bossuet era defensor do “Direito Divino dos Reis”
c) O aluno pode discordar acerca de Thomas Hobbes ou Nicolau Maquiavel.

Banco de Questões: Idade Média

01. _"a própria vocação do nobre lhe proibia qualquer atividade econômica direta. Ele pertencia de corpo e alma à sua função própria: a do guerreiro. (...) um corpo ágil e musculoso não é o bastante para fazer o cavaleiro ideal. É preciso ainda acrescentar a coragem. E é também porque proporciona a esta virtude a ocasião de se manifestar que a guerra põe tanta alegria no coração do homens, para os quais a audácia e o desprezo da morte são, de algum modo, valores profissionais."
Bloch, Marc. A SOCIEDADE FEUDAL.
Lisboa, Edições 70, 1987.

O autor nos fala da condição social dos nobres medievais e dos valores ligados às suas ações guerreiras. É possível dizer que a atuação guerreira desses cavaleiros na Alta Idade Média, representa, respectivamente, para a sociedade e para eles próprios:

A) a luta nas guerras santas na imposição do catolicismo, e a possibilidade de pilhagem de homens e coisas, de massacres e mutilações de inimigos.
B) a manutenção da segurança, em um contexto em que as classes e os estados nacionais se encontram em conflito, e a perspectiva de conquistas de terras e riquezas.
C) o cumprimento das obrigações senhoriais ligadas à produção, e à proibição da transmissão hereditária das conquistas realizadas.
D) a defesa das relações de suberania e vassalagem e a diversão sob a forma de torneios e jogos em épocas de paz.
Resposta: D

02. A Igreja sobreviveu ao próprio Estado Romano, tornando-se uma poderosa instituição na Idade Média, com papel fundamental na sociedade.Integrou-se ao Sistema Feudal através dos mosteiros, cujas características se assemelhavam às dos domínios dos senhores feudais.

Nesse período,

A) defendia a monarquia feudal centralizada, forte e absoluta, graças ao Direito Divino.
B) detinha o saber e era proprietária de terras.
C) concentrava as atividades comerciais dos produtos de luxo.
D) estimulava os empréstimos a juros e a usura como forma de ajudar os aflitos.
Resposta: B


03. A sociedade feudal era dividida em estamentos ou ordens, sendo fortemente hierarquizada. São características do período feudal:

I. Nos feudos a produção buscava a auto-suficiência, ou seja, ampliação da produção para o consumo externo, concentrando atividades agrícolas, mas também a criação, indústria caseira e comércio regional.
II. A produção se realizava fundamentalmente nos feudos ou domínios, cujos detentores eram nobres e alto clero.
III. A submissão do camponês à servidão era garantida também através da coação ideológica garantida pela Igreja.
IV. A aplicação do sistema de trabalho servil que forçava a permanência dos camponeses nos campos e a inexistência do regime de propriedade da terra.
V. As técnicas de cultivo eram rudimentares na Alta Idade Média, resultando em alta produtividade .

Assinale a alternativa CORRETA:

A) I, II e IV são verdadeiras
B) apenas II é verdadeira
C) I e III e IV são verdadeiras
D) II e III e IV são verdadeiras
Resposta: D

04. Apesar de não terem alcançado seu objetivo - reconquistar a Terra Santa -, as Cruzadas provocaram amplas repercussões, porque

A) dificultaram a formação de vários reinos cristãos no Oriente, o que permitiu maior estabilidade política à região.
B) estimularam a superação das rivalidades nacionais graças à influência que a Igreja então exercia.
C) uniram os esforços do mundo cristão europeu para eliminar o domínio árabe na Península Ibérica.
D) reativaram as relações comerciais do Oriente com o Ocidente, graças à abertura do Mediterrâneo a navios europeus.
Resposta: D


05. A Baixa Idade Média, do ponto de vista cronológico, compreende desde o século XI ao XV. Durante este período a Europa configurou um novo padrão sócio-econômico e cultural. Com relação a este período, assinale a alternativa correta.

A) Redução dos nascimentos na classe dos nobres gerou problemas em relação as terras, resultando em guerras entre os feudos no início da Idade Moderna.
B) As cruzadas também ocorreram nesse período e podem ter motivado o aumento da população.
C) ocorreu um desenvolvimento em todos os níveis devido ao aumento da produção e das atividades comerciais, com o restabelecimento completo das rotas com o oriente e o crescimento das cidades.
D) É um período marcado por grandes perdas na produção agrícola a partir do século XI.

Resposta: C

06. A baixa idade média tem sua importância ligada à dissolução do feudalismo e ao início da longa fase de transição que levará ao desenvolvimento de um outro modo de produzir.

Assinale a alternativa diretamente relacionada com a crise e a desagregação do sistema feudal.

A) Exigências senhoriais sobrecarregando os camponeses, substituição de obrigações antigas por contratos de arrendamento da terra e por pagamento em dinheiro.
B) Equilíbrio entre o ritmo da produção e do consumo, levando o crescimento dos burgos.
C) Declínio do comércio a longa distância, florescimento da pequena industria e enfraquecimento do poder real.
D) Predomínio do trabalho assalariado e acarretando, em curto prazo, mudanças na Europa Oriental.
Resposta: A