quarta-feira, 13 de abril de 2011

Banco de Questões: Brasil Colônia

01.           A vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil foi motivada pela:
A)   necessidade dos portugueses em consolidar o domínio colonial no Brasil, constantemente ameaçado por holandeses e franceses.
B)   hegemonia espanhola na Península Ibérica que acabou obrigando a saída do governo português.
C)   pressão inglesa, aliada à política expansionista francesa, ambas interessadas em apropriar-se conjuntamente do Estado Português.
D)   precária situação político /econômica portuguesa, especialmente depois do Bloqueio Continental decretado por Napoleão Bonaparte.
Resposta: Letra D

02.           O governo de D. João VI no Brasil, entre outras medidas econômicas, assinou em 1810, um tratado de comércio com a Inglaterra. Essa decisão estava relacionada:
A)   ao crescimento industrial promovido pelo governo português, ao revogar as leis que proibiam a instalação de fábricas na colônia.
B)   a acordos anteriores entre os dois países europeus que asseguravam vantagens comerciais aos ingleses.
C)   ao crescimento do mercado consumidor brasileiro provocado pelo aumento da produção aurífera.
D)   à política econômica portuguesa que cedia às pressões inglesas para decretar o fim do tráfico negreiro.
Resposta: Letra B

03.           A administração colonial portuguesa exercia seus poderes através das Câmaras Municipais. Sobre estas instituições de poder local no Brasil colônia, podemos afirmar corretamente que:
A)        tinham funções exclusivas de aplicar as determinações da Coroa, sendo compostas por funcionários sem qualquer poder de decisão
B)        eram compostas exclusivamente pelos "homens bons", os grandes proprietários de terras, o que garantia a estabilidade econômica e permitia ampla autonomia local
C)        as câmaras detinham poderes limitados à aplicação da justiça em casos de crimes comuns e à arrecadação dos impostos locais, apesar de formada pelos "homens bons" da colônia
D)        tinham amplos poderes, tanto ao nível político como administrativo, e eram composta por vereadores escolhidos em eleições diretas e universais
Resposta: Letra B

04.           Leia o trecho:

Os pobres que não podem ter títulos, estabelecem-se nos terrenos que sabem não ter dono. Plantam, constróem pequenas casas, criam galinhas e quando menos esperam aparece-lhes um homem rico, com o título que recebeu na véspera, expulsa-os e aproveita o fruto do seu trabalho (...)."

         MACHADO, Humberto F. "Escravos, Senhores e Café: a crise da cafeicultura escravista no
Vale do Paraíba Fluminense 1860-1888."

Podemos afirmar, a partir do relato anterior, que o regime de sesmaria:
A)   favoreceu uma elite agrária que se beneficiou do acesso à terra e aos cativos e consolidou uma sociedade hierarquizada
B)   beneficiou o agricultor pobre, uma vez que valorizou os empreendimentos dos colonos
C)   esteve amparado por uma legislação que garantia ao camponês acesso à terra, ampliando sua posse às futuras gerações
D)   esteve regulado por medidas que garantiam ao agricultor estabelecer unidades produtivas independentes de qualquer risco.
Resposta: Letra A

05.           Leia o trecho:

" (...) E permite El-Rei que sejam estes índios escravos por estar certificado de sua vida e costumes que não são capazes para serem forros, e merecem que os façam escravos pelos grandes delitos que têm cometido contra os portugueses, matando e comendo centos deles, e milhares deles, em que estão um bispo e muitos sacerdotes."

                                                                                   Gabriel Soares de SOUZA

Em sua obra, datada de 1584, o autor legitimava a escravidão dos indígenas brasileiros, enumerando razões para esse posicionamento.

A)             INDIQUE uma razão ideológica e uma razão econômica, utilizadas pelos agentes da colonização, para justificar a escravização do indígena:
·        Razão ideológica:
Resposta: A inferioridade do indígena, devendo ele ser “educado” ou “civilizado” pelo trabalho regular.

·               Razão econômica:
Resposta: A necessidade de mão-de-obra de baixo ou nenhum custo.

B)             APONTE o principal argumento utilizado pela historiografia atual para explicar a introdução da escravidão negra no Brasil:
Resposta: O alto lucro gerado pelo comércio de escravos tanto para a coroa portuguesa quanto para a burguesia metropolitana.

06.           A situação política e econômica, responsável pelo aparecimento da Inconfidência Mineira, pode ser descrita como:
A)        enfraquecimento do fisco, que, diante da crise da mineração, abrandava a cobrança de impostos
B)        apogeu da mineração, enriquecimento da sociedade mineradora e acomodação das elites junto à burocracia metropolitana
C)        declínio da atividade mineradora, crescimento da opressão metropolitana e influência das idéias iluministas
D)        revolta das camadas populares oprimidas e constantes sedições lideradas pela massa escrava contra a opressão portuguesa
Resposta: Letra C

07.           Todas as afirmativas referem-se à Conjuração Baiana de 1798, EXCETO:

A)        planejava a abolição da escravidão, reflexo da participação , no movimento, dos setores mais humildes da população
B)        possuía um ideal emancipacionista, nos moldes pregados pelos teóricos do Iluminismo europeu
C)        possuía um caráter nacional, pois suas reivindicações espalharam-se por toda a colônia, provocando outras sedições
D)        defendia a nacionalização do comércio e a liberdade comercial
Resposta: Letra C


    
08.           03.
Leia o texto:

"E sentado no meu cais

Descalço, roto e despido

Sem trazer mais cabedal

Que piolhos e assobios"
                   
                                         Gregório de Matos

Os versos acima, escritos por Gregório de Matos no século XVII, satirizavam a vaidade e a rápida ascensão econômica dos comerciantes portugueses na Bahia, que apenas a partir do século XVIII adquiriram um status de maior importância na sociedade.

Até essa época, um dos aspectos da sociedade colonial brasileira era definido pela seguinte afirmativa:



A)
Os proprietários de terra, especialmente os senhores de engenho, representavam a "nobreza da terra".

B)
A alta burocracia colonial, complemento das elites locais, era ocupada necessariamente por indivíduos nascidos em Portugal.

C)
Os setores médios da sociedade, principalmente os grandes comerciantes do litoral, formavam um conjunto homogêneo de indivíduos.

D)
Os ricos mineradores de ouro e diamantes, apesar de discriminados pela aristocracia da terra, ocupavam os cargos mais importantes na administração.


Resposta: Letra A


09.           04.
A exploração mineradora em Minas Gerais, no século XVIII, originou modificações na realidade colonial brasileira. São exemplos dessas transformações, EXCETO:



A)
Criação de órgãos burocráticos de cunho fiscal-tributário.

B)
Crescimento dos setores médios da sociedade.

C)
Desenvolvimento da pecuária nas regiões sul e nordeste.

D)
Desagregação da lavoura canavieira.


Resposta: Letra D


10.           0.
Sobre a mineração no período colonial brasileiro, NÃO PODEMOS afirmar que:



A)
devido aos lucros obtidos com a mineração, uma próspera lavoura de subsistência instalou-se na região das Gerais, tornando desnecessária a importação de gêneros de outras capitanias.

B)
o ouro encontrado era predominantemente de aluvião, fácil de ser explorado, mas que rapidamente chegava à exaustão, o que pode ser explicado pela precariedade e simplicidade dos instrumentos utilizados.

C)
apesar de todas as dificuldades e da incompetência administrativa de Portugal, a atividade mineradora gozou de importância significativa, embora tenha gerado uma renda média inferior à do açúcar.

D)
a exportação de ouro cresceu em toda a primeira metade do século XVIII e alcançou seu ponto máximo por volta de 1760, entrando em declínio no terceiro quartel do século.


Resposta: Letra A


11.           0.
Considerando-se o Brasil Colonial, pode-se afirmar corretamente que



A)
o regime de sesmarias, inaugurado em Portugal, foi transplantado para a colônia, visando-se a permitir a distribuição da terra e sua exploração econômica.

B)
o sistema de Capitanias Hereditárias foi o estatuto dominante durante todo o período colonial e consagrou o princípio da centralização administrativa.

C)
as invasões e, depois, a expulsão dos holandeses do Nordeste Brasileiro contribuíram para consolidar o predomínio da produção açucareira.

D)
a plantation escravista constituiu a unidade econômica predominante não só na área de produção açucareira mas também nas regiões mineradoras.


Resposta: Letra A


12.           0.
Os jesuítas tiveram papel de destaque no processo de colonização do Brasil.
Sobre eles é correto afirmar, EXCETO:



A)
justificavam, ideologicamente, o trabalho compulsório dos africanos como vontade divina.

B)
sua grande tarefa missionária era a catequização, voltada especialmente para os indígenas.

C)
foram expulsos de Portugal e de suas possessões coloniais por Pombal, em meados do século XVIII.

D)
objetivavam preservar a identidade e universo de valores do índios, através das reduções.


Resposta: Letra D


13.           08.
Leia o texto:
“Os entraves que ao desenvolvimento da cultura intelectual no Brasil opunha a administração lusitana, faziam parte do firme propósito de impedir a circulação de idéias novas que pudessem por em risco a estabilidade de seu domínio.”
Sérgio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil. Rio de
                                                                            Janeiro, José Olympio, 1976. p. 87.
São exemplos que confirmam o texto, EXCETO:



A)
a imposição da língua portuguesa, instrumento eficaz de controle do pensamento.

B)
o incentivo à aculturação entre brancos e nativos, como forma de garantir a civilidade desses últimos.

C)
a proibição de instalação de estabelecimentos gráficos na colônia brasileira, eliminando a possibilidade da imprensa brasileira.

D)
o controle da instrução escolar, limitada a estabelecimentos jesuíticos e vedada ao ensino superior, que deveria ser realizado fora da colônia.


Resposta: Letra B


14.           0.
A urbanização no Brasil colonial até o século XVII é vista como sendo provisória e acanhada. Um dos motivos pelos quais Portugal deixou em segundo plano a urbanização foi



A)
a inutilidade dos centros urbanos já que na colônia a administração ficava a cargo dos donatários.

B)
o predomínio da vida rural, nos engenhos e nas fazendas de criação, o que diminuiu a importância das cidades.

C)
as dificuldades para contratar técnicos especializados que pudessem organizar as cidades.

D)
as lutas com os espanhóis para a manutenção das terras coloniais que impediram o desenvolvimento da colônia do Brasil.


Resposta: Letra B
15.           São características, dentre outras, dos 500 anos da história brasileira, EXCETO:

A)        Início do povoamento: bases coloniais estabelecidas na plantation.
B)        Fim do período colonial: conquista da independência política por meio das forças populares.
C)        Fim do período monárquico: estabelecimento de um governo republicano de bases oligárquicas.
D)        Período da Guerra Fria: alinhamento na política internacional sob liderança norte-americana.

Resposta: Letra B



16.            Leia o trecho:

"A casa-grande venceu, no Brasil, a Igreja, nos impulsos que esta, a princípio, manifestou para ser a dona da terra. Vencido o jesuíta, o senhor de engenho ficou dominando a colônia quase sozinho. O verdadeiro dono do Brasil."
                                   FREYRE, Gilberto. Casa-grande e Senzala.

Segundo o trecho acima, a sociedade colonial brasileira fundamentou-se
a)         no sistema patriarcal de colonização
b)         no liberalismo europeu
c)         na pequena propriedade escravocrata
d)         no urbanismo oligárquico      
Resposta: Letra A


17.           Todas as afirmativas apresentam considerações corretas sobre a mineração no período colonial brasileiro, EXCETO:
A)      devido aos lucros obtidos com a mineração, uma próspera lavoura de subsistência instalou-se na região das Gerais, o que tornou desnecessária a importação de gêneros alimentícios de outras capitanias
B)        o ouro encontrado era predominantemente de aluvião, fácil de ser explorado mas que rapidamente chegava à exaustão, o que pode ser explicado pela precariedade e simplicidade dos instrumentos utilizados
C) apesar de todas as dificuldades e da incompetência administrativa de Portugal, a atividade mineradora gozou de significativa importância, embora tenha gerado uma renda média , para a metrópole, inferior à do açúcar
D)      a exportação de ouro cresceu em toda a primeira metade do século XVIII e alcançou seu ponto máximo por volta de 1760, entrando em declínio no terceiro quartel do século

Resposta: Letra A



18.           Leia o trecho:

"Ao desembarcar na América, em 1500, o colonizador português deparou-se com um meio geográfico completamente diferente do seu. Contudo, é exagerado afirmar que o colono europeu teve muitas dificuldades para adaptar-se às áreas tropicais. Realmente, povos oriundos de climas frios, e por isso afeiçoados a eles, geralmente sofrem mais nas zonas climáticas quentes. Entretanto, o europeu encontrou fortes estímulos que compensaram esse desconforto climático. Não veio para a zona tropical para ser trabalhador, mas para ser dirigente da produção mercantil. "


                                                      Adaptado de PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo.


A)      IDENTIFIQUE dois estímulos encontrados pelo colonizador português para que viesse para o Brasil e aqui permanecesse:
Resposta:
-         A doação de terras bastantes extensas (sesmarias)
-         A possibilidade de enriquecimento na exploração colonial.

B)      EXPLIQUE porque, durante o período colonial, a população de origem portuguesa no Brasil concentrou-se basicamente no litoral:
Resposta: Porque:
-         O meio geográfico hostil dificultava e impossibilitava a penetração para o interior;
-         A produção voltada para exportação exigia a permanência no litoral;
-         A aparente inexistência de metais não estimulou incursões e a fixação no interior até meados do século XVII.

19.           Leia o trecho:

"... E permite El-Rei que sejam estes índios escravos por estar certificado de sua vida e costume que não são capazes para serem forros, e merecem que os façam escravos pelos grandes delitos que são cometidos contra os portugueses, matando e comendo centos deles, e milhares deles, em que se incluem um bispo e muitos sacerdotes."

                                                  SOUZA, Gabriel Soares de. Os capítulos que deu em Madri (...) , 1584.


A) INDIQUE uma razão ideológica e uma razão econômica utilizadas pelos agentes da colonização para justificar a escravização do indígena:

·        Razão ideológica:
Resposta:
-         A inferioridade do indígena, demonstrada por seus paganismo e falta de “civilização”.

·        Razão econômica:
Resposta:
-         O baixo custo, já que deveriam apenas ser capturados.

B) APONTE o principal argumento utilizado pela historiografia atual para explicar a introdução da escravidão negra no Brasil:
Resposta:
-         Os vultosos lucros gerados pelo comércio de escravos para a Coroa Portuguesa e a burguesia metropolitana.

20.           Leia os trechos:

"O superintendente, tanto que tomar conhecimento dos ribeiros, ordenará ao guarda-mor que faça medir o comprimento deles (...) e feito, saberá as pessoas que estão presentes e os negros que cada um tem, tomando disso informações certas, e ordenará ao guarda-mor faça a repartição das datas, dando em primeiro lugar a data à pessoa que descobriu o ribeiro (...) as mais datas repartirá o guarda-mor , regulando-se pelos escravos que cada um tiver (...)."
                                                                             Regimento para as Minas Gerais, 1702


"... dareis de sesmarias livremente, sem foro algum; (...) E assim se obrigarão de povoarem e aproveitarem as ditas terras e águas, sem as poderem vender, nem trespassar a outras pessoas, por tempo de três anos (...)"

                                                                          Regimento de Tomé de Sousa, 1548

A) CONTRAPONHA os critérios de distribuição de terras no Brasil colonial a partir dos trechos lidos:
Resposta:
-         Em ambos os casos, o critério de distribuição visava a maior produção: nas datas, com o maior número de escravos e  nas sesmarias, o prazo de produção.

B) A região das Minas Gerais apresentou um caráter urbano, o que diferenciava-a de outras áreas produtivas da colônia brasileira.

·        DETERMINE duas razões que expliquem tal característica da região mineradora:
Resposta:
-         A necessidade de dedicação exclusiva, já que era uma atividade especializada.
-         O interesse da Coroa, já que necessitava de centros fiscalizadores e tributadores.

·        RELACIONE esse caráter urbano às manifestações artísticas e culturais também características dessa região:
Resposta:
-         Essa vida urbana favorecem o surgimento de atividades culturais, na maioria relacionadas à religiosidade.

Um comentário:

  1. Obrigada por disponibilizar o uso das questões, tenho um blog e sei que demanda tempo e dedicação.Acredito que todos os sites deveriam disponibilizar o acesso de copiar e colar.

    ResponderExcluir